Comissão da Câmara Municipal realiza diligência no Teatro Municipal de Patos de Minas
Os vereadores membros da Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (CECTEL) da Câmara Municipal de Patos de Minas, Edimê Erlinda de Lima Avelar (Presidente), Lindomar Francisco Tavares e Bartolomeu Ferreira Ribeiro, acompanhados dos vereadores Otaviano Marques de Amorim e João Batista Gonçalves realizaram diligência no Teatro Municipal Leão de Formosa, a fim de averiguarem no local uma denúncia enviada à Câmara Municipal, sobre diversos problemas envolvendo os equipamentos e a infraestrutura do local.
A visita foi realizada às 14 horas desta terça-feira (03/02), sendo acompanhada pelo Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal, Fábio Amaro; pelo Arquiteto da Prefeitura, Alex de Castro Borges; e pelo Técnico de Iluminação do Teatro, Alcino Lopes de Oliveira.
A título de informação, a denúncia foi lida durante a Reunião Ordinária da Câmara Municipal do dia 29 de janeiro, na qual o denunciante relata que "as melhorias feitas no lugar foram apenas uma maquiagem nos sérios problemas que lá existem". Ele afirma que 80% das lâmpadas de iluminação de espetáculo estão queimadas e cita também o funcionamento precário de equipamentos, os quais, segundo ele, "provocam riscos iminentes de incêndio".
Durante a diligência, o Secretário de Cultura, Fábio Amaro, contou aos vereadores presentes que, desde meados do ano passado, o Teatro Municipal vem passando por uma série de melhorias, na parte externa e interna, como reparos em toda a parte elétrica; troca das luminárias de emergência; troca de telhas e calhas; pintura externa; conserto de hidrante; entre outras. Além disso, o Arquiteto Alex de Castro informou que a Administração Municipal já está fazendo gestões para a construção de uma outra saída de emergência no local, mais ampla e em conformidade com as exigências do Corpo de Bombeiros. O Técnico de Iluminação Alcino Lopes de Oliveira afirmou, ainda, que a parte de iluminação está em pleno funcionamento, não havendo riscos para as pessoas que trabalham ou frequentam o local.
Os parlamentares verificaram a estrutura e alguns equipamentos do Teatro Municipal, ora informados pelo denunciante. Entretanto, com o intuito de garantir maior segurança à população, solicitaram ao Secretário da pasta um laudo técnico emitido por um Engenheiro Elétrico. Após o recebimento do documento, os vereadores membros da CECTEL tomarão as providências cabíveis.
É importante ressaltar que os vereadores membros da Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (CECTEL) respeitam todas as opiniões e reconhecem a importância da participação do cidadão na vida política da cidade. As diligências representam uma forma de dar cumprimento à função fiscalizadora do vereador e, assim, trazer para a agenda política da cidade todos os assuntos de interesse público, de modo a canalizar esforços para a solução dos problemas do nosso Município.
Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
Fonte: Vanderlei Gontijo