Comitê inicia estudos e pode liberar abertura de academias em Patos de Minas

Notícias | Economia

17 Maio, 2020

0

Comitê inicia estudos e pode liberar abertura de academias em Patos de Minas


O Comitê Executivo de Enfrentamento à Covid-19 reuniu-se nessa quarta-feira (13) para, entre outras ações, analisar pedidos de flexibilização de atividades. A reabertura de academias de ginástica foi um dos assuntos em pauta, e a discussão contou com a participação direta de representantes do setor. A cobrança para o município autorizar o funcionamento desses estabelecimentos ganhou mais força depois de o presidente da República, Jair Bolssonaro, emitir decreto incluindo-os na lista de serviços essenciais durante a pandemia, ainda que o Superior Tribunal de Justiça já tenha declarado que cabe aos municípios a decisão quanto a liberações.

Representando academias de ginástica, o educador físico Maurício de Oliveira entregou ao comitê uma proposta de reabertura do segmento na qual estão elencados os procedimentos a serem adotados para equilibrar funcionamento das unidades e proteção contra a Covid-19. Entre as medidas, por exemplo, estão a ocupação simultânea de um cliente a cada quatro metros quadrados, exigência do uso de máscara de proteção durante permanência no local, aferição de temperatura de todos os clientes já na chegada e fechamento de cada área do estabelecimento para desinfecção total três vezes por dia.

Também presente na reunião, a educadora física Luana Queiroz defendeu que, dentro das academias, o controle de público pode ser feito por meio de aplicativos e de acordo com a capacidade de cada unidade. Ela propôs que ocorra treinamento de equipes e forte fiscalização, mas deixou claro que, em consenso com outros educadores físicos, não vê viabilidade para atividades coletivas. Luana também citou as dificuldades financeiras enfrentadas pelos profissionais da área e pelos proprietários de academias, ao mesmo tempo que destacou os benefícios da atividade física para a saúde.

Próximo passo - Com o documento entregue por representantes de academias em mãos, o corpo técnico do comitê inicia estudo para posterior decisão em reunião com os membros do Conselho Deliberativo. "Esse é o caminho que se tem seguido com todos os pedidos de liberação entregues a nós. Vale lembrar que essa análise por parte do corpo técnico, no qual estão profissionais da área de saúde, considera sobretudo os dados epidemiológicos do município", explica o coordenador do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano Lopes. "Há sim preocupação com alguns setores em especial, mas temos buscado ouvir a todos e encontrar o melhor caminho sem deixar de lado a proteção da coletividade", acrescentou.

Fonte: Clube Notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)