Compensa financiar um imóvel em Minas Gerais, saiba se realmente vale a pena

Notícias | Economia

26 Junho, 2020

0

Compensa financiar um imóvel em Minas Gerais, saiba se realmente vale a pena


Ter a casa própria ainda continua sendo o sonho de consumo de muitos brasileiros. De fato, ele é encarado como um sinônimo de estabilidade. Entretanto, adquirir imóvel não é algo simples ou fácil, devido ao tamanho da transação. Por se tratar de uma aquisição que mexe com valores grandes, é preciso uma boa dose de planejamento e cuidado.

Normalmente, as pessoas não possuem o dinheiro todo para pagar o imóvel à vista. Nesse caso, a forma mais comum encontrada para seguir adiante com o sonho de adquirir o imóvel próprio é o financiamento. Entretanto, será que financiar um imóvel realmente vale a pena? Compensa o sacrifício? É justamente o que será abordado nesse artigo.

Será que compensa financiar um imóvel?

Quem tem a vontade de adquirir um imóvel em BH precisa, inquestionavelmente, efetuar uma avaliação prévia ao levar em conta esse tipo e porte de compra. São diversos elementos que precisam ser analisados com cuidado e profundidade, como o tipo de imóvel, a localização, as comodidades proporcionadas, quais as características do imóvel e da região.

Além disso, há a perspectiva financeira, na qual é preciso entender e estudar qual é o valor máximo que se intenciona investir na compra e qual é o prazo necessário para que se quite o valor total da transação.

Esses são elementos básicos, porém também é preciso pensar a respeito das condições de financiamento. Sendo assim, alguns dos pontos mais importantes a serem considerados são os seguintes:

·        Preço do imóvel;

·        Valor de entrada;

·        Juros do financiamento;

·        Perspectiva de valorização do imóvel e da região;

Deve-se lembrar que o mercado imobiliário é repleto de altas e baixas no tocante aos preços. O valor pelo qual um imóvel é vendido pode variar consideravelmente a depender do instante em que a compra ocorre. Quando o país está em um momento de crise econômica, por exemplo, os preços tem uma tendência de sofrer uma redução.

Por outro lado, quando a situação econômica nacional está boa, quando existe uma queda de juros e há um incentivo ao crédito, o valor do imóvel tende a aumentar, estimulado pelo interesse e desejo de um contingente maior de pessoas em adquirir a casa própria.

Ainda que você encontre aquele que é o imóvel ideal para você e por um preço mais convidativo é preciso prestar muita atenção e ter o máximo de cautela antes de efetuar um bom negócio. Um dos pontos mais relevantes nesse processo é qual o valor que será dado como entrada no financiamento. Quanto maior for o valor da entrada, melhor.

Afinal, quanto maior for esse valor de entrada, menores serão os juros e encargos cobrados. Por outro lado, se a entrada for menor, os juros e encargos serão mais salgados. Vale ressaltar aqui também que quando se financia um imóvel na planta, o saldo devedor total sofre um reajuste mensal, a depender da inflação da construção civil. É mais um elemento com que se preocupar no processo de compra.

Diante desse cenário, é possível dizer que vale a pena financiar um imóvel quando suas condições forem como as elencadas abaixo:

·        Você possui um ótimo valor para dar como entrada;

·        O valor do imóvel está um pouco menor do que o habitual;

·        As chances de valorização são mais animadoras;

·        O prazo de financiamento não é tão extenso assim.

Ademais, quando se está a procura de casas à venda em BH e se deseja efetuar um financiamento, é preciso refletir igualmente sobre o seu perfil e condições. Quem faz um financiamento precisa estar disposto a tomar crédito. No entanto, há pessoas que não se enquadram nesse perfil e não gostam muito de pedir crédito no mercado.

Ainda que a parcela do financiamento seja uma troca mais justa e vantajosa com o valor do aluguel (apesar de ser maior), tem pessoas que tem um perfil mais conservador, que costuma poupar dinheiro. Se você é esse tipo de pessoa, talvez o financiamento não seja para você. Se você tem esse perfil e quer adquirir a casa própria, o jeito é poupar dinheiro, vender os bens que possui e encontrar meios para comprar o imóvel à vista.

Outro elemento fundamental para definir se o financiamento vale ou não a pena é ter clareza e consciência se você está em uma situação de vida efetivamente estável. Isso porque o financiamento é um compromisso de longo prazo e é preciso estar devidamente preparado para se arcar com a responsabilidade disso.

Com isso em mente, verifique de forma sincera e honesta consigo mesmo se você está em uma situação de fato estável na sua vida. Não só em termos de emprego e finanças, mas no aspecto pessoal.

Se você está atravessando um grande período de mudança em sua vida, como mudança de emprego, acabou de casar, foi recém promovido no trabalho ou vai morar sozinho pela primeira vez, é melhor esperar que sua vida dê uma estabilizada antes de firmar qualquer compromisso financeiro.

Dicas preciosas para quem decidiu fazer financiamento

Caso você tenha efetivamente decidido fazer um financiamento, procure dar o mais valor de entrada que você conseguir. O ideal é que esse valor de entrada seja pelo menor a metade do valor do imóvel.

Quanto maior for esse valor dado como entrada, menores serão as parcelas a pagar. Além disso, quanto menor for o prazo também, mais vantajoso, pois os juros e encargos serão menores. No decorrer do tempo, se você tiver dinheiro para pagar algumas parcelas a mais, o valor será ainda mais amortizado.

Lembre também que um financiamento não se reduz ao valor das parcelas em si. Há os juros, encargos, taxas, enfim, há um conjunto de custos envolvidos. Ademais, quando você vai adquirir um dos apartamentos à venda em BH, deve pensar também no impacto que o valor das parcelas terá na sua renda.

 Agora você sabe se compensa ou não financiar um imóvel e o que precisa fazer para fazer dessa uma boa transição. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

Fonte: Francisco Goulart

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)