Construção de barragem em Lagoa Formosa é finalizada e prefeitura aguarda pelas chuvas para inaugurar a obra

Regionais | Lagoa Formosa

08 Outubro, 2014

0

Construção de barragem em Lagoa Formosa é finalizada e prefeitura aguarda pelas chuvas para inaugurar a obra


A Prefeitura de Lagoa Formosa está aguardando apenas o período das chuvas chegarem à região, para inaugurar a barragem “Norida Vieira de Lima”. A construção que iniciou no dia 14 de Maio, já teve suas obras finalizadas e pode se tornar a mais importante obra já realizada pelo município em todos os tempos. O objeto da construção da barragem é tentar acabar com a falta d’água que a cidade está vivendo atualmente e no futuro. O reservatório servirá para o abastecimento de água potável a toda população do município, que é feita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que foi parceiro da prefeitura na execução do projeto. A obra foi construída na região dos córregos Lavrado/Sapé, onde já existe a bacia do Sapé, que é a responsável pelo abastecimento de água na cidade.

De acordo com informações do prefeito de Lagoa Formosa, José Wilson de Amorim (Zé Amorim) e do secretário de Administração e Governo, Adão Ferreira de Lima, os recursos para as obras realizadas no local ficaram em torno de 01 (um) milhão de reais. Segundo o prefeito o SAAE ainda entrou com 250 mil reais, que foram usados para comprar combustível para o maquinário da prefeitura que trabalhou no local. Ele ressalta que 90% das máquinas da prefeitura foram deslocadas para a obra. O prefeito disse também que em um orçamento extra-oficial feito pela prefeitura junto a uma construtora, a obra ficaria em torno de 03 (três) milhões de reais, por isso, a prefeitura decidiu usar suas próprias máquinas na construção da barragem.

O local tem 03 quilômetros de extensão, numa área de aproximadamente 25 hectares. A barragem tem capacidade para acumular 01 (um) milhão e 53 mil metros cúbicos de água. A barragem poderá abastecer a cidade de Lagoa Formosa num período de aproximadamente 06 (seis) meses sem chuvas, por exemplo. A outorga de água no local passará de 30 mil litros para 80 litros de capitação de água por hora. Foram desapropriados judicialmente terrenos de oito propriedades, sendo que foi depositado o valor de 10 mil reais por hectare desapropriada, “afirmou o prefeito de Lagoa Formosa, Zé Amorim”.  Zé Amorim ressaltou que a barragem teve suas obras finalizadas no início do mês de Outubro de 2014. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (23)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)