Conta em rede social aberta, Ask.fm, gera polêmica na cidade de Lagoa Formosa
Ask.fm é uma rede social que pode ser aberta por qualquer pessoa, mesmo as que não têm uma conta na rede, possa fazer quaisquer perguntas a pessoas que têm uma conta Ask, em anônimo ou não. E tal liberdade de se expressar no anonimato levou a cidade de Lagoa Formosa a se envolver em uma polêmica discussão sobre uma conta na rede social que estaria denegrindo a imagem dos cidadãos lagoenses.
O fato se deu pois os donos de uma conta na rede social, nomeada de Lagoa Baphos, foram identificados após algum tempo de postagens difamadoras. Testemunhas relatam que foram ofendidas com perguntas e respostas presentes em tal Ask, pois este mantinha explícitos os nomes e assuntos pessoais das pessoas atingidas. A conta foi por diversas vezes desativada, como se encontra no momento, porém quando era reativada caluniava os cidadãos da cidade mostrando preconceito racial e homofobia contra os alvos, que tiveram seus nomes como alvo de críticas.
A descoberta dos gerenciadores da conta só veio à tona no dia 18/12, quando muitos lagoenses postaram em suas páginas do facebook a satisfação em saber os verdadeiros donos da conta que os desonravam. Os cinco titulares foram descobertos após um cidadão da cidade desconfiar de uma pessoa que supostamente estaria envolvida no caso, tal cidadão invadiu o facebook do suspeito e encontrou um grupo no qual pertenciam apenas os gerenciadores da conta, onde estes combinavam senhas da conta na rede social e assuntos causadores de polêmica para relatar e assim ofender os moradores da cidade.
O grupo de pessoas, conhecidos como Justiceiros de Lagoa Formosa, que invadiram o facebook do suspeito tiraram "print" das conversas dos integrantes da conta para não deixar dúvidas de suas identidades verdadeiras, tais conversas foram postados no facebook para que todos vissem a ousadia dos donos da conta, os quais chegaram a fazer ironias com a "Justiça Divina".
Somente um dos integrantes tem maior idade, o restante tem na faixa de 15 a 17 anos, uma das integrantes, inclusive, reside na cidade de Patos de Minas e o restante em Lagoa Formosa. A polêmica gerada foi tamanha que os cidadãos lagoenses chegaram a fazer uma passeata para comemorar a descoberta dos autores da conta no Ask. Além disso fizeram manifestos no facebook durante todo o dia mostrando o desprezo que sentiam pelos difamadores da sociedade lagoense e ainda contaram com carros rodando pela cidade tocando as músicas "Se a casa caiu, deixa que caia" e a trilha sonora do filme Tropa de Elite, as quais faziam referência à descoberta.
Fonte: Matéria:Vanderlei Gontijo/Fotos:Ilustrativas