Cooperativa de Cafeicultores deverá ser implantada na cidade de Patos de Minas
Foi realizada na última sexta-feira (23/08) no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, uma reunião de grande importância, onde produtores rurais, entidades de classe e lideranças do setor cafeeiro acertaram os últimos detalhes para criação da Cooperativa dos Cafeicultores.
Patos de Minas e região tem 18 mil hectares plantados, sendo 8 mil somente no município de Patos. A ideia para a criação de uma cooperativa nasceu com o objetivo de fazer com que os cafeicultores mantenham a qualidade do café.
O presidente do Sindicato Rural, Cláudio Nasser, é um dos incentivadores para a criação da cooperativa. A entidade dará apoio aos produtores no plantio, manutenção das lavouras, estrutura para colheita e estocagem e, principalmente, suporte para a comercialização do produto.
O secretário de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, esteve presente no evento e destacou os incentivos disponibilizados pelo Governo para as cooperativas.
De acordo com Geraldo Azevedo, presidente da Cooperativa dos Cafeicultores de Patos de Minas, a associação já nasceu forte e será um pólo de armazenamento e beneficiamento de café, visando às exportações. A cooperativa já conta com 22 associados e 38 interessados em fazer parte desta associação e terá condições de beneficiar 300 mil sacas por ano”.
Fotos: Clube Notícias
Fonte: Vanderlei Gontijo