Copasa alerta que desatualização dos dados do CadÚnico implica automaticamente na perda do benefício Tarifa Social

Benefício concede até 50% de desconto nas contas de água e esgoto

Notícias | Economia

30 Maio, 2022

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Copasa alerta que desatualização dos dados do CadÚnico implica automaticamente na perda do benefício Tarifa Social


Saneamento básico, além de ser um direito de todos, é sinônimo de qualidade de vida. Para possibilitar o acesso, inclusive à população mais carente, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) concede a tarifa social, que dá até 50% de desconto nas contas de água e esgoto. 

Têm direito ao benefício os clientes que se enquadram na categoria “residencial”, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa que vive no imóvel, e que estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), um sistema do governo federal que reúne informações sobre as famílias de baixa renda. 

Para ser contemplado com a tarifa social é necessário que o cliente sempre mantenha seus dados atualizados no CadÚnico. A desatualização implica automaticamente na perda do benefício. “É necessário informar o nascimento ou falecimento de alguém da família, mudança de endereço, renda, se um integrante da família se mudou, entre outras informações”, explicou Wilson Souza, supervisor comercial da Copasa. 

Para realizar a inscrição do CadÚnico, o responsável pelo grupo familiar pode procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e solicitar o cadastramento. Para isso, é necessário ter 16 anos ou mais e responder às perguntas do cadastro. Na oportunidade, é preciso levar CPF ou Título de Eleitor, documento de identificação de cada membro da família que more na mesma casa e comprovante de residência. 

Efetuada a inscrição no CadÚnico, os clientes podem requerer a tarifa social pelo site www.copasa.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 9770-7000. Aqueles que preferirem, podem agendar uma visita presencial à agência de atendimento, por meio do site agendamento.copasa.com.br;  ou pelo call center, nos telefones 0800 0300 115 ou 115. Na ocasião, é necessário apresentar RG, CPF, Título de Eleitor, NIS (Número de Inscrição Social), Código Familiar (está no documento denominado Folha Resumo Cadastro Único) e a última conta de água/esgoto. 

Por Guilherme Camargos

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




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