Corpo de Bombeiros de Patos de Minas captura tamanduá no Bairro Jardim Paulistano

Notícias | Mundo

29 Janeiro, 2013

0

Corpo de Bombeiros de Patos de Minas captura tamanduá no Bairro Jardim Paulistano


Mais um Tamanduá Bandeira foi encontrado na cidade de Patos de Minas. O animal foi localizado na manhã desta Terça-Feira (29/01) quando o mesmo caminhava numa praça. O fato que já se tornou corriqueiro na cidade, aconteceu no Bairro Jardim Paulistano, em uma das praças que existe no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado pelos próprios moradores do bairro dizendo que o animal se movimentava lentamente pelos arredores da praça.

De acordo com informações do Sargento Afonso e do Soldado Samuel do Corpo de Bombeiros, os vizinhos disseram que num certo momento o tamanduá se sentiu acuado com a movimentação das pessoas no local.  Os militares se deslocaram até a Praça e localizaram o tamanduá Bandeira, sendo que diante da situação iniciaram os trabalhos na tentativa de capturar o animal silvestre. Eles usaram os equipamentos adequados e conseguiram prender o animal.

Há pouco mais de um mês outro tamanduá havia sido encontrado na Zona Urbana de Patos de Minas, no bairro Jardim Esperança, onde moradores informaram que cachorros haviam encontrado um tamanduá Bandeira adulto. De acordo com o Sargento Afonso o mesmo será avaliado por um médico veterinário e posteriormente libertado numa área ambiental que existe próxima à cidade de presidente Olegário.

O tamanduá-bandeira (nome científico: Myrmecophaga tridactyla), também chamado iurumi, jurumim, tamanduá-açu,tamanduá-cavalo, papa-formiga e urso-formigueiro-gigante, é um mamífero xenartro da família dos mirmecofagídeos, encontrado na América Central e na América do Sul. É uma das quatro espécies de tamanduás e, junto com as preguiças, está incluído na ordem Pilosa. É o maior e o mais terrestre dos tamanduás, pode ter até 2,1 m de comprimento e pesar até 45 kg. É facilmente reconhecido pelo seu focinho longo e padrão característico de pelagem.

É encontrado em diversos tipos de ambientes, desde savanas e florestas. Costuma procurar alimento com mais frequência em áreas abertas do que em fechadas. Se alimenta principalmente de formigas e cupins, utilizando suas garras para cavar e a língua para coletar os insetos. Apesar dos territórios individuais muitas vezes se sobreporem aos de outros, são animais primariamente solitários, sendo encontrados com outros somente em situações de cortejamento de fêmeas, ou encontros agonísticos entre machos e fêmeas cuidando de filhotes.

O tamanduá-bandeira é listado como "vulnerável". Foi extinto em algumas partes de sua distribuição geográfica. As principais ameaças à sobrevivência da espécie são a caça e destruição do habitat, apesar de ser encontrado em inúmeras unidades de conservação.

Fonte: Vanderlei Gontijo/Fotos:Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (12)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)