Corpo de Bombeiros de Patos de Minas entra em campanha para ajudar colega conseguir doação de medula ósssea

Notícias | Saúde

20 Dezembro, 2013

0

Corpo de Bombeiros de Patos de Minas entra em campanha para ajudar colega conseguir doação de medula ósssea


Uma campanha do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberaba, no Triângulo Mineiro, ganhou repercussão em todo o Estado de Minas Gerais e comove quem conhece a iniciativa de integrantes dessa unidade da corporação. Impulsionados pela tentativa de conseguir transplante de medula óssea para um capitão com leucemia, o comando da Companhia do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, mobilizou seus militares a fazer testes de compatibilidade.

A ideia foi também abraçada pelo Hemocentro da cidade, que firmou parceria com os bombeiros. Os primeiros testes foram realizados na manhã desta Sexta-Feira, 20 de dezembro. De acordo o tenente Maia, a mobilização foi primeiramente divulgada de forma interna e, depois, nas redes sociais por colegas do capitão Renato Lúcio de Aguiar Tiradentes, de 38 anos. Ele foi diagnosticado com leucemia em junho deste ano. No entanto, como muitas pessoas literalmente “curtiram” a iniciativa, surgiu ideia de compartilhá-la em todo o Estado.

O capitão Tiradentes descobriu que estava com leucemia após achar que estava ficando muito cansado durante a física e ter notado inchaço nas pernas. Preocupado, ele procurou a mãe, Sônia Silvério de Aguiar, de 62 anos, e foi orientado por ela a ir ao médico. Já no dia da consulta ele foi internado e, dias depois, transferido para Uberlândia, onde fez todos os exames necessários e foi confirmado que ele está com leucemia.

Conforme a mãe do capitão, Renato está bem e muito confiante que vai conseguir o transplante. Já em relação à campanha que os colegas de trabalho dele criaram, Sônia contou que o bombeiro ficou muito feliz com a iniciativa que, para ele, também pode servir de ajuda para muitas outras pessoas com leucemia. Apesar de doente, ele está alegre e muito confiante. Acreditamos que vamos sair dessa, concluiu a mãe do militar. Renato faz quimioterapia e já perdeu os cabelos. Entretanto, Sônia garante que o severo tratamento e a perda dos fios não desaminou o filho. Ele está bem. Está andando, conversando. Se você olhar para ele, nem percebe que está doente, a não ser pela falta de cabelo.

Leucemia

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sangüineas normais. A medula é o local de formação das células sangüíneas, ocupa a cavidade dos ossos (principalmente esterno e bacia) e é conhecida popularmente por tutano. Nela são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos figurados do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas.

Os principais sintomas da leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias). Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia.

Fonte: Portal R7/ Fotos: Vanderlei Gontijo

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (45)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)