Corpo de Bombeiros emite alerta para risco de transbordamento do Rio Paranaíba em Patos de Minas
Em decorrência das chuvas que castigam a região de Patos de Minas, o nível do Rio Paranaíba subiu. Por conta disso, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão em monitoramento, deixando em alerta de transbordamento, principalmente das áreas mais baixas da cidade.
LEIA
TAMBÉM:
Águas do Rio Paranaíba em Patos de Minas estão quase 8 metros acima do normal
Diariamente é realizada a aferição do rio, que fica próximo a área urbana, e com as intensas chuvas marcou hoje 7,60 metros acima do nível normal, sendo que nestes 3,5 dias de 2022 foram contabilizados um volume de 46,73 mm na estação meteorológica do 12º BBM. Foi verificado que em alguns pontos ele já começa a transbordar, fazendo com que seu afluente córrego do Monjolo também extrapole seu nível e começa a alagar algumas áreas.
Com uso de um drone, o Corpo de Bombeiros tem monitorado os pontos próximos as residências, e de acordo com as verificações, juntamente com a Compdec é executado planos de ações, tanto preventivos, como operacionais, de forma a minimizar possíveis danos a população. Essas ações constam no Plano de Emergência Pluviométrica que foi elaborado para enfrentamento do período chuvoso, e conta com várias instituições e órgãos membros do Comitê da Cidade Resiliente e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.
O Corpo de Bombeiros ressalta que a previsão é de chuva para essa semana e orienta a população que redobrem a atenção, principalmente as pessoas que moram próximos a áreas ribeirinhas, além do constante monitoramento por parte de algum familiar quanto a subida das águas, mesmo a noite; mantenha os objetos de maior valor em partes mais elevadas; procure abrigo em local alto e seco; na iminência de inundações, ou havendo infiltrações, rachaduras, barulhos estranhos, abandone sua residência. No trânsito durante as chuvas, programe bem sua rota, evite passar por áreas alagadas por essas poderem esconder obstáculos, não pare carro próximo de postes ou árvores, dirija devagar, fique longe do carro da frente e evite locais baixos.