Corpo de Bombeiros realiza na UBS Beatriz Garcia em Lagoa Formosa palestra sobre primeiros socorros e manobras de desengasgo

Notícias | Saúde

16 Dezembro, 2025

0

Corpo de Bombeiros realiza na UBS Beatriz Garcia em Lagoa Formosa palestra sobre primeiros socorros e manobras de desengasgo


Militares do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas realizaram, na manhã desta terça-feira (16/12), uma palestra sobre primeiros socorros e manobras de desengasgamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Beatriz Garcia, em Lagoa Formosa. A ação teve como público-alvo os colaboradores da unidade e buscou promover a atualização de conhecimentos essenciais para o atendimento de situações de emergência.


A atividade foi conduzida pelo soldado Magalhães e pelo cabo Tiago, que destacaram as recentes mudanças e aperfeiçoamentos em procedimentos básicos de salvamento, com ênfase nas novas técnicas de socorro em casos de engasgamento e nas manobras de desobstrução das vias aéreas. Durante a palestra, foram apresentadas orientações práticas e atualizadas para o atendimento de bebês, crianças e adultos, respeitando as especificidades de cada faixa etária (vídeo).


Além das manobras de desengasgo, os militares também abordaram os protocolos atuais para situações de parada cardiorrespiratória, reforçando a importância da identificação rápida do problema e da atuação imediata até a chegada do atendimento especializado. As técnicas apresentadas seguem recomendações atualizadas de primeiros socorros, priorizando a segurança da vítima e do socorrista.


De acordo com os bombeiros, a capacitação contínua de profissionais da saúde é fundamental para garantir respostas rápidas e eficazes em situações de risco, especialmente em unidades básicas, onde o primeiro atendimento pode ser decisivo para salvar vidas. A iniciativa reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros com a prevenção, a educação e a promoção da segurança da população.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (10)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)