Córrego Babilônia na cidade de Lagoa Formosa transborda e interdita passagens para várias fazendas do município
As águas do Córrego Babilônia na cidade de Lagoa Formosa estão transbordando desde a tarde desta Sexta-Feira (16/01). As fortes chuvas na região do Alto Paranaíba fazem com que a maioria dos córregos e rios que passam pela região “joguem” grande quantidade de águas pelas suas margens. Na manhã deste Sábado (16/01) a reportagem do Patos 1 Notícias, percorreu alguns trechos do córrego babilônia e constatou que vários locais estão alagados devido a enchente que acontece ao longe de seu percurso. Próximo à ponte que fica na BR 354, as águas do córrego estão a poucos metros de uma propriedade rural. Já em Patos de Minas de Minas, as águas do Rio Paranaíba subiram aproximadamente 05 (cinco) metros e atingiu um nível que não acontecia a mais de 20 anos na cidade. O Rio da Prata também está transbordando em vários locais no município de Presidente Olegário.
De acordo com os serviços meteorológicos do clima tempo, as chuvas irão continuar nos próximos 10 dias na região do Alto Paranaíba e em praticamente todo estado de Minas Gerais, isso faz com que as cidades que tem córregos e rios que passam próximos das áreas urbanas fiquem em alerta máximo. No Rio da Prata, no município de Presidente Olegário, as águas também subiram rapidamente com as pancadas de chuvas na região. Se por um lado as chuvas trazem tranquilidade à população que já vive um dilema provocado pela falta d’água, por outro, gera uma preocupação com os riscos eminentes de desabamentos e inundações de casas que ficam próximas aos rios tanto nas cidades quanto na zona rural. Em Lagoa Formosa algumas pontes estão submersas e dificultam a passagem de veículos.
O volume de chuvas em Patos de Minas e Lagoa Formosa neste início de ano superou todo o mês de dezembro de 2015, segundo informações da Estação Meteorológica de Sertãozinho. Segundo levantamento feito junto a COPASA, nos últimos 04 (quatro) dias a incidência de chuvas na cidade foi intensa. Na quarta-feira dia 13, foram registrados 45 milímetros, no dia 14, a ocorrência foi de 20 milímetros e nesta sexta-feira o registro foi de 32,2. Já para este Sábado (16/01) a expectativa é para mais de 30 mm. Conforme a Estação Meteorológica Sertãozinho da Epamig, nos últimos três dias choveu mais de 100 milímetros desde segunda-feira. A conclusão dos meteorologistas é de que nestes primeiros 15 dias, o volume ultrapassou os 200 milímetros, tendo chovido mais do que em todo o mês de dezembro de 2015, quando foram registrados 179 milímetros.
Fonte: Vanderlei Gontijo