Covid-19: nova versão do Minas Consciente é divulgada e entrará em vigor no dia 6 de agosto

Redução de ondas, protocolo único, análise por microrregião são algumas das mudanças. Até anúncio de nova classificação, Patos de Minas segue na onda branca

Notícias | Saúde

30 Julho, 2020

0

Covid-19: nova versão do Minas Consciente é divulgada e entrará em vigor no dia 6 de agosto


O governador Romeu Zema lançou, nessa quarta-feira (29), as novas regras para o Plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para orientar a retomada segura e responsável da economia nos municípios. As mudanças passarão a valer no dia 6 de agosto, quando o Comitê Extraordinário Covid-19 divulgará as ondas a serem seguidas por cada microrregião. Até lá, Patos de Minas continua seguindo as regras previstas na onda branca.

O novo protocolo, que considerou uma consulta pública com 630 contribuições, pretende adequar as regras ao momento de platô da pandemia no estado, que indica estabilidade no número de novos casos e óbitos. Para definir as mudanças, também foi considerado o aumento de 71,8% no número de leitos de UTI na rede pública nos últimos três meses. 

Abaixo um resumo das mudanças.

  • Ondas: as novas ondas do plano serão divididas da seguinte forma:

Onda 1 – Vermelha: serviços essenciais

Exemplos: supermercados, padarias, farmácias, bancos, depósitos de material de construção, fábricas e indústrias, lojas de artigos de perfumaria e cosméticos, hotéis. 

Onda 2 – Amarela: serviços não essenciais 

Exemplos: lojas de artigos esportivos, eletrônicos, floriculturas, autoescolas, livrarias, papelarias, salões de beleza.

Onda 3 – Verde: serviços não essenciais com alto risco de contágio 

Exemplos: academias, teatros, cinemas, clubes.

*Atividade especial: escolas (seguirão regras específicas)

Protocolo: o novo plano trará um protocolo único de higiene e distanciamento, a ser cumprido por todas as empresas. As definições específicas, como regras a serem seguidas em refeitórios ou alojamentos, serão destrinchadas em parágrafos.

Critérios: outra alteração foi a revisão dos indicadores que norteiam a tomada de decisão. Agora, passarão a ser considerados taxa de incidência Covid-19; taxa de ocupação de leitos UTI adulto; taxa de ocupação de leitos UTI adulto por Covid-19; leitos por 100 mil habitantes; positividade atual RT-PCR; % de aumento da incidência; e % de aumento da positividade dos exames PCR. Regionalização: a análise dos dados será feita no âmbito microrregional, que vai agrupar um número menor de cidades para contemplar características mais específicas. Semanalmente, serão divulgados os índices da microrregião e da macrorregião, com ondas recomendadas para cada uma delas, conforme os indicadores. Nessa regionalização, a microrregião Patos de Minas foi agrupada às micro São Gotardo e João Pinheiro. A tomada de decisão sobre qual critério seguir, o recomendado para a macro ou a microrregião, ficará a cargo de cada prefeito. 

  • Municípios pequenos: outro ponto importante é o recorte para municípios de até 30 mil habitantes. Esses locais terão a oportunidade de irem para a segunda onda amarela, independentemente da onda em que estiver a sua microrregião, desde que a taxa de incidência não esteja superior a 50 casos para cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)