Covid-19: seringas agulhadas chegam a Patos de Minas, e cidade está pronta para vacinação

Notícias | Saúde

18 Janeiro, 2021

0

Covid-19: seringas agulhadas chegam a Patos de Minas, e cidade está pronta para vacinação


A Secretaria de Saúde de Patos de Minas terá em mãos, nesta segunda-feira (18), 40 mil seringas agulhadas para serem utilizadas na imunização contra o novo coronavírus. Elas são parte das mais de 140 mil unidades do insumo que chegaram à Superintendência Regional de Saúde (SRS) na última sexta-feira, vindas do Governo estadual, para abastecer as localidades pertencentes ao órgão. A medida faz parte do Plano de Contingenciamento para Vacinação em Minas Gerais, o qual ainda inclui o envio de recursos para os municípios mineiros estruturarem-se em relação ao armazenamento e à aplicação das doses. 

A Prefeitura de Patos de Minas tem feito isso, por exemplo, adquirindo refrigeradores e caixas térmicas para acondicionar as vacinas adequadamente. O município já contava com estoque de seringas e agulhas e com um furgão climatizado para transportar as doses, e mais um veículo está em processo de compra. “Há alguns meses, estamos trabalhando no nosso próprio Plano de Contingência para Vacinação contra Covid-19, sempre em consonância com as diretrizes dos governos estadual e federal. A estrutura montada até hoje deixa a cidade preparada para quando as vacinas chegarem”, explica a gerente da Vigilância Epidemiológica, Elizaine Bicalho. 

Locais de vacinação – Em conjunto com a Atenção Básica, a Epidemiologia organiza unidades de saúde da família para serem pontos de vacinação. Além de algumas USFs, um posto central será instalado nas dependências do Parque de Exposição Sebastião Alves do Nascimento, no Bairro Caiçaras. Segundo a secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, nesse local a imunização será no sistema drive-thru, ou seja, no próprio veículo em que a pessoa está. “Foi um modelo que deu certo durante a campanha da gripe em 2020 e agora será utilizado novamente, sobretudo porque reduz o risco de aglomeração e facilita para o público-alvo.”

A informação completa de quantos serão os pontos de vacinação e o calendário da primeira etapa da campanha em Patos de Minas depende de o Ministério da Saúde apresentar o cronograma detalhado do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e definir, inclusive, qual será de fato o grupo prioritário deste momento inicial. A princípio o Governo federal planeja as ações para apenas 8 milhões de doses, porque, até então, a Fiocruz e o Butantan solicitaram aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse quantitativo de doses. São dois milhões da vacina de Oxford e seis milhões da Coronavac. 

“Até o momento, a União previa profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e asilados, indígenas e povos ribeirinhos como o foco da primeira fase entre os grupos prioritários. Se isso se mantiver, aqui em Patos de Minas são cerca de 17 mil pessoas. Mas estamos aguardando nota técnica do Ministério da Saúde com essa definição, pois há informação de que o órgão fará mudança, e ainda não sabemos se para ampliar ou restringir esse público-alvo”, explica a secretária de Saúde. 

Segundo Ana Carolina, não há data definida para a vacinação, mas a expectativa é que as primeiras doses cheguem ao município na semana que vem. “A autorização da Anvisa para o uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford, ocorrida ontem, nos anima muito, mas não permite afirmar ao certo quando a aplicação começa por aqui. Temos um calendário previsto, mas creio que teremos informações mais precisas para repassar à população ainda no início desta semana. Independentemente de tudo isso, nosso pedido é que cada cidadão continue se prevenindo contra o vírus”, finaliza.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)