CRAS de Lagoa Formosa e grupo Amor Exigente realizam reunião e reimplantam o programa na cidade
Foi realizada na manhã desta quarta-feira (30/08) na sede do CRAS, na Rua Sinhô Limírio, Bairro Bela Vista, reunião com o grupo Amor Exigente, com a finalidade de reimplantar o programa na cidade. O evento aconteceu às 08h00, sendo que estiveram presentes representantes de entidades assistenciais do município, vereadores, Polícia Militar e convidados especiais. A ação foi desenvolvida pelo CRAS em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
A palestra foi proferida por Wilson Papala, da cidade de Patos de Minas, que atualmente integra vários projetos sociais na cidade, inclusive, o Amor Exigente. Durante todo o tempo que permaneceu no local, Papala aproveitou para conversar abertamente com o público presente. Ele citou muitos exemplos e formas que a família deve adotar para ajudar pessoas com algum tipo de dependência química, entre elas as mais comuns e perigosas, que são as drogas e o alcoolismo.
Papala ressalta que o Amor-Exigente é um programa inovador, que atua com grupos de apoio e orientação aos pais, jovens e educadores para prevenir o abuso e a dependência do álcool e outras drogas. São grupos de auto e mútua ajuda, compostos por voluntários que auxiliam famílias que se encontram em conflitos a buscarem, nos doze princípios básicos propostos pelo programa, a recuperação da auto-estima.
Os Grupos apoiam e facilitam as mudanças comportamentais na família, visando à melhoria da qualidade de vida. E por desenvolverem um trabalho de utilidade pública, apoiam e orientam, não só as famílias que tenham dependentes químicos entre seus membros, mas, também, outros segmentos da sociedade.
Wilson disse que o programa deixou de existir na cidade há aproximadamente 02 (dois) anos, uma vez que a maior dificuldade para manter o Amor Exigente em funcionamento está em conseguir voluntários para o programa. Para ele, as pessoas sentem dificuldade em ter um comprometimento com o projeto social. As reuniões estão marcadas para acontecerem todas as quartas-feiras, a partir das 08h00 da manhã, na sede do CRAS.
Fonte: Vanderlei Gontijo