Cresce o número de famílias que atrasam conta de luz
No ano passado, 39,43% das famílias de baixa renda atrasaram a fatura por pelo menos um mês, segundo a Aneel. Veja como negociar com a Cemig
Nunca o brasileiro deveu tantas contas de energia elétrica. Em 2021,
39,43% das famílias de baixa renda atrasaram a fatura por pelo menos um mês,
segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O não pagamento pode
acarretar o corte do fornecimento. Para evitar que isso aconteça, a Companhia
Energética de Minas Gerais (Cemig) oferece renegociação das dívidas. (Veja
detalhes abaixo.)
Foi o que fez a dona de casa Maria das Neves, de 64 anos, moradora de
Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, que chegou a ter três
faturas atrasadas. “O dinheiro não estava dando. Fui até eles (a Cemig),
parcelei e paguei”, lembra. Ele contou com a ajuda de familiares para não ficar
no escuro.
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“Desligo o rádio, a geladeira e só passo roupas quando
preciso. Misericórdia! Não dá para ficar pagando tão caro”, reclama
Maria das Neves, sobre o custo do serviço.
Mais um exemplo
Outra dona de casa da região metropolitana que teve que parcelar a conta
para não ter a energia cortada é Anete de Souza Pinto, de 59 anos, que reside
em Esmeraldas. Na casa dela, onde moram dois irmãos, a filha de 20, o neto de 4
e a mãe, de 89 anos, a fatura passa de R$ 300. O valor representa muito no
orçamento familiar, de um salário mínimo, da aposentadoria da matriarca.
“Fico muito triste, porque fico com vontade de ajudar, de trabalhar, mas
não posso, porque tenho que cuidar da minha mãe”, diz Anete.
Devedores só aumentam
A parcela das famílias de baixa renda com contas em aberto cresce desde
2012, quando o índice começou a ser medido e ficou em 17,85%. Agravaram a
situação a crise provocada pela pandemia e e o encarecimento da tarifa – 21,21%
apenas em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE).
Pode cortar, mas tem que avisar antes
Não existe número definido de faturas em atraso para que ocorra o
desligamento da energia, conforme explica o advogado Phelipe Cardoso. Um critério,
no entanto, precisa ser respeitado: é preciso comunicar, por escrito, com 15
dias de antecedência, que haverá o corte.
A Cemig explicou que, em Minas, “a notificação é realizada no campo
‘Reaviso/Notificação de Débitos’ das faturas”.
Cardoso sugere ao consumidor que está inadimplente a fazer o mesmo que
dona Maria: procurar a empresa e negociar o débito. “Deixar a fatura em aberto
vai provocar o corte em algum momento”.
Cemig não divulga dados
A Cemig esclareceu que o usuário que teve a luz cortada deve procurar a
empresa, fazer a negociação e depois pedir a religação. A concessionária
informou que, de abril a novembro de 2021, não houve cortes por falta de
pagamento de famílias de baixa renda, “por decisão da empresa e determinação
regulatória”.
A Cemig informou que se reserva o direito de não divulgar o número atual
de devedores. “A Cemig é uma das empresas listadas em Bolsas Nacionais (B3) e
internacionais, nos reservamos em manter a classificação de segurança da
informação”, diz nota da empresa.
Por Estadão Conteúdo