Cresce preocupação com febre amarela em Patos de Minas, população deve ficar atenta para colocar a vacinação em dia

A vacinação está disponível gratuitamente em todas as unidades de Saúde da Família de Patos de Minas, a vacina contra a febre amarela faz parte do calendário de rotina das crianças até cinco anos de idade

Notícias | Saúde

25 Março, 2025

0

Cresce preocupação com febre amarela em Patos de Minas, população deve ficar atenta para colocar a vacinação em dia


Em Patos de Minas, embora não haja confirmação da doença até o momento, a preocupação por parte da Secretaria de Saúde existe e tem sido maior devido ao aparecimento de primatas não humanos mortos na área rural do município. Macacos encontrados recentemente nessa situação foram recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e enviados para análise laboratorial.

Diante disso, a médica veterinária e coordenadora do órgão, Vanessa Pereira, destaca a importância de a população colaborar no monitoramento e controle da febre amarela. “Assim como o homem, os macacos, micos e saguis, por exemplo, são vítimas dos mosquitos responsáveis por transmitir a doença. Eles são muito sensíveis ao vírus causador da febre amarela e adoecem antes dos humanos, servindo como sinalizador. Por isso nosso pedido é que, se encontrar primatas mortos, a pessoa acione a Zoonoses pelo 3822-9624, que também é WhastApp.”

Já a Coordenadora da Epidemiologia, Vanessa Machado destacou orientações a população e a importância de ficar atento a vacinação.

A gente pedi a população para que verifique a situação vacinal, olhe o seu cartão, veja se foi vacinado. Lembrando que os adultos precisam de uma dose única durante toda a vida, as crianças são vacinadas aos 09 meses e depois aos quatro anos. Não sabe se foi vacinado? Procure a unidade de saúde que a gente verifica no sistema de informação e imunizando se for necessário.

A doença –  A febre amarela é uma doença viral aguda causada pelo vírus da febre amarela, que é transmitido principalmente pela picada de mosquitos infectados. Existem dois tipos de febre amarela: febre amarela urbana e febre amarela silvestre, e nas duas os sintomas podem variar de leves a graves, geralmente desenvolvendo-se em três fases distintas: inicial, remissão e tóxica.

  • Fase inicial: febre repentina e alta; calafrios; dor de cabeça intensa; dor muscular; fraqueza e fadiga; náuseas e vômitos;
  • Remissão: muitos pacientes começam a sentir melhoras após alguns dias, e os sintomas diminuem temporariamente. Os pacientes podem começar a se sentir melhor, mas isso é seguido pela terceira fase da doença em casos mais graves.
  • Tóxica (grave): em casos mais graves, cerca de 15% dos pacientes entram em uma fase tóxica da doença, quando ocorrem a insuficiência hepática e renal. Os sintomas podem incluir icterícia (amarelamento da pele e dos olhos), insuficiência hepática e renal, hemorragias (sangramento na pele, gengivas, nariz ou trato gastrointestinal), delírio, convulsões e coma.


 Fonte: Clube Notícia 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (10)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)