Criação do Parque Ecológico do Rio Paranaíba e Realocação de Famílias é apresentado em Patos de Minas
Em reunião realizada na tarde desta Segunda-Feira (25/11), na Secretaria de Desenvolvimento Social, o Secretário Cláudio Antônio Pacheco, o diretor de habitação, Salvador Rodrigues, engenheiro Marcelo Ferreira Rodrigues, o representante da Caixa Econômica Federal Fabrízio Martins Sobrinho, apresentaram à imprensa o projeto de "Criação do Parque Ecológico do Rio Paranaíba" e a realocação de famílias dos bairros Vila Rosa e Jardim Paulistano.
O projeto consiste na realocação de 100 famílias residentes na Vila Rosa e Jardim Paulistano para o conjunto habitacional Jardim Esperança IV. O engenheiro da prefeitura Marcelo Ferreira Rodrigues fez a explanação do projeto técnico informando que, na primeira etapa, 132 famílias passaram pela triagem; dessas, 100 serão remanejadas para nova moradia. Na segunda fase serão entregues mais 175 casas.
Segundo ele, logo após o deslocamento das famílias para o Jardim Paulistano IV, será construído um parque ecológico às margens do rio Paranaíba. Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Cláudio Antônio Pacheco, a finalidade dessa reunião foi informar à população, através da mídia, os problemas a que as famílias estão sujeitas em se instalarem em áreas consideradas de risco, às margens do rio Paranaíba, que, em época de enchente, acabam causando grandes transtornos aos moradores.
No final da reunião, a Assistente Social Fernanda Cristina Dias falou sobre o prazo para conclusão do projeto, que será de até 12 meses; também foram informados os valores das etapas. Na primeira, serão cerca de R$4,5 milhões; na segunda etapa, estão previstos R$14 milhões.
Fonte: Vanderlei Gontijo