Criadores de pássaros da cidade de Patos de Minas falam sobre a paixão pelos pequenos cantantes

Notícias | Cultura

26 Dezembro, 2013

0

Criadores de pássaros da cidade de Patos de Minas falam sobre a paixão pelos pequenos cantantes


A paixão pelo “canto” de pássaros começou bem cedo para o criador Alair Caixeta Cardoso, 38 anos, que é morador do Bairro Morada do Sol, na cidade de Patos de Minas. Ele conta que desde criança já ficava encantado com o som feito pelas aves. A partir daí ele se voltou para um hobby pouco praticado, mas muito admirado entre a maioria da população mundial. Alair cria atualmente em sua própria residência 07 (sete) espécies, entre elas, Bicudo, trinca Ferro, Azulão, Pintassilgo, Sanhaço-da-Amazônia, Patativa-Verdadeira e Curió. Ele conta que somente após o ano de 98 resolveu ter registro e participar de competições em todo país. A paixão então tomou conta da vida do criador que atualmente tem mais de 60 pássaros, sendo que todos estão devidamente registrados na Associação dos Criadores Amadoristas do Alto Paranaíba (ACAPAP).

Alair Caixeta, disse à reportagem do Portal de Notícias Patos 1, que o primeiro troféu conquistado por um pássaro de sua propriedade foi no ano de 2003. A partir desta data ele já conquistou vários prêmios. Em praticamente todas as competições que participa o criador tem pássaros premiados. Ele sempre concorre com mais de um pássaro e de espécies diferentes. Ele conta que criar pássaros é um processo lento e precisa de muito amor. Um canário, por exemplo, só começa a exercitar o canto a partir de um ano de idade.  Ele conta que atualmente são necessárias 02 (duas) horas diárias para cuidar da higiene e alimentação dos 60 pássaros da fauna silvestre que ele mantém em cativeiro. O local tem que ser limpo e arejado, sendo que a recompensa é o cantar das pequenas aves que alegram todo o ambiente.

Alair diz que para começar uma criação de pássaros silvestres, inicialmente é preciso decidir o objetivo da criação. Se for criar com fins comerciais (venda de filhotes), deve seguir a IN 169/2008. Mas se a finalidade for criação amadorista, para participação em torneios de canto e a transferência de pássaros entre criadores, deve se registrar como um criador amadorista, conforme IN 10/2011. É necessário que o interessado em iniciar a criação, após ter efetuado o cadastro na página do IBAMA (CTF)-em serviços online selecionando a categoria correspondente (20.13 - criador de passeriformes silvestres nativos), compareça a uma unidade do IBAMA portando documento oficial de identificação com foto, CPF e comprovante de residência para que sua inscrição seja homologada por um funcionário do instituto. Somente após a referida homologação, o criador conseguirá emitir o boleto da Licença e, após seu pagamento, estará autorizado a iniciar a criação e utilização do SISPASS. 

Já Altair Januário, 39 anos, que também é criador de pássaros da fauna silvestre, disse que recentemente participou da Liga Mineira de Canto e Fibra, que aconteceu na Escola Adelaide Maciel, na cidade de Patos de Minas. O evento reuniu criadores de todo país e foi realizado no final do mês de Novembro de 2013. Ele participou com o pássaro bicudo de nome “doidinho” que obteve a 5ª colocação na categoria fibra. Os criadores contam que estão com um projeto em desenvolvimento, onde pretendem reproduzir em cativeiro várias espécies da fauna silvestre e em parceria com autoridades competentes soltá-los em áreas de preservação ambiental, mas esse projeto ainda está apenas no papel. Eles finalizam contando que aos Domingos os criadores de pássaros de Patos de Minas e região se reúnem na sede da associação da cidade para colocar os mesmos em treinamento de canto. Onde a entrada é franca e dezenas de pessoas se encantam com o som produzido pelas aves.

 

Fonte: Vanderlei Gontijo




Galeria de Fotos (64)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)