Criança com complicações da COVID-19 dá entrada no Hospital Regional

Menino de oito anos apresentou Síndrome de ADEM

Notícias | Saúde

29 Abril, 2021

1

Criança com complicações da COVID-19 dá entrada no Hospital Regional


Uma criança de oito anos, residente em Carmo do Paranaíba, foi encaminhada para o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) em Patos de Minas após apresentar complicações da COVID-19. A transferência foi na noite desta quarta-feira (28/04) e os pediatras buscam vaga em hospital especializado em Belo Horizonte/MG.


Segundo o médico pediatra, Domingos Sávio, a criança foi diagnosticada com a COVID-19 e posteriormente apresentou perda de força muscular, principalmente do lado esquerdo do corpo. Ele explicou que houve uma alteração na bainha de mielina dos nervos no cérebro, conhecida como Síndrome de ADEM, doença inflamatória rara que afeta o sistema nervoso central após uma infecção provocada por um vírus.

Domingos explicou que a doença é grave, mas há expectativa de recuperação. Ele informou que a criança não tinha nenhuma comorbidade.

O médico alertou para os pais redobrarem aos alertas básicos após diagnóstico da COVID-19, como febre, dor de cabeça e a qualquer alteração. “Que sirva de alerta para que os pais, ao menor sinal disso, que corra para o serviço de saúde”, ressaltou.

Atuante no tratamento de crianças no sistema público e privado em Patos de Minas, Domingos Sávio disse que a grande maioria das crianças está respondendo bem e se recuperam rapidamente da COVID-19. Ele disse que a probabilidade de agravamento, em crianças, é de cerca de 0,19%. “Pode ser um índice baixo, mas quando é na casa da gente, isso passa a ser 100%”, alertou.

Domingos orienta aos pais para terem cuidados com os filhos para não contraírem a doença. “Muito cuidado na higienização de objetos, onde está frequentando e nos transportes coletivos”, finalizou.

Redação e vídeo: Patos notícias  

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(1)

  • JOVIANA SILVA FERREIRA

    Embora a notícia seja triste, a matéria ficou ótima. Nos serve como alerta. Parabéns pelo profissionalismo!


    29/04/2021 13:08

    Responder