Criança de 6 anos de idade natural de Patos de Minas sofre de leucemia e procura doador compatível
A chance de encontrar um doador de medula óssea é de uma em 100 mil, mas a família de Giovanna Caixeta Silva, de 6 anos, encara a dura estatística como incentivo para usar de todos os meios possíveis para salvar a vida da menina, que sofre de leucemia e, por conta da reincidência da doença precisará de transplante. A mobilização para encontrar um doador teve início nas redes sociais. Giovanna, nasceu em Patos de Minas e luta contra a doença há cerca de 2 anos. Recentemente está em Barretos, no Hospital do Câncer, que tem como objetivo tratar com dignidade pacientes de câncer, sem nenhum recurso financeiro.
Para doar, é preciso ter entre 18 e 55 anos e estar em boas condições de saúde. O interessado preenche um formulário com dados pessoais e faz a coleta de 5 ml de sangue para testes, entrando para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e estando apto a doar para pacientes de todo o País. A coleta pode ser realizada no Hemominas, situado à Rua Major Gote, 1255, Centro de Patos de Minas.
A leucemia é um câncer que se origina na medula óssea, tecido localizado dentro do osso, responsável pela produção do sangue. As células malignas invadem a medula e bloqueiam a produção de células saudáveis, ocupando o "espaço" delas. Entre os sintomas estão anemia, dor nas articulações e na barriga, diminuição do sistema imunológico e sangramentos. Não há como prevenir a doença.
Mensagem divulgada pelos familiares:
“Amigos essa é a Giovanna Caixeta Silva, de Patos, ela tem apenas 6 aninhos, ela clama urgentemente por doações pois está com leucemia, se puderem doar e divulgar pro maior número de pessoas dos seus grupos de watts talvez consigamos permanecer esse sorriso lindo em seu rostinho o mais rápido possível, desde já muito obrigada. Divulguem para o máximo de pessoas possível e peçam encarecidamente para que doem esse gesto de amor.”
Fonte: Chrís Vieira