Cuidados para evitar acidentes com enfeites de Natal
Para garantir que enfeites para festas de Fim de Ano sejam instalados e manuseados em segurança os consumidores devem tomar cuidados na hora de instalar os enfeites natalinos que precisam de iluminação, assim podendo evitar acidentes como incêndios causados por curtos circuitos.
É essencial que, no momento da compra, o consumidor verifique a procedência e a qualidade dos adereços que usam eletricidade, principalmente os cordões de luzes ou pisca-piscas, onde estes itens sejam aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), porque são submetidos a testes de qualidade e segurança.
É necessário prestar muita atenção ao nível de isolamento elétrico do enfeite para não haver perigos de choque e até incêndios. O ideal é evitar a instalação de muitos enfeites em uma mesma tomada com o uso de adaptadores e multiplicadores. Para evitar a sobrecarga no sistema, é necessária a orientação de um eletricista, onde ele poderá calcular os objetos que pode ou não ser ligado em cada tomada de energia.
Recomendações gerais
- Respeitar a distância mínima de 1,5 metro da rede elétrica para instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros jardins e árvores.
- Algumas árvores de Natal são feitas com arame e, por isso, os enfeites precisam estar bem isolados para impedir a energização acidental.
- Todos os enfeites devem estar bem afixados para que o vento não os projete contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves.
- Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução no valor da conta de energia elétrica, além de evitar acidentes.
- O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca executar esse procedimento puxando a tomada pela fiação.
- Evitar que a instalação fique em área sujeita a chuva ou alagamento.
- Não instalar o conjunto de lâmpadas decorativas em estrutura metálica ou pontiaguda.
- Após a instalação, corrigir os pontos de aquecimento. Seguir as especificações e orientações do fabricante.
- Dar preferência aos enfeites impermeáveis.
- Na medida do possível, tentar substituir a iluminação convencional por lâmpadas de LED. Além de econômicas, elas não produzem aquecimento.
- No caso de instalação elétrica de conjuntos luminosos para fachada de prédios, praças e avenida, vale contratar os serviços de um engenheiro, um técnico ou eletricista.
Fonte: Letícia Teixeira | Foto: Reprodução