Curso de Letras do UNIPAM oferece curso "O Decameron, de Boccaccio", para todos os públicos
Curso ministrado em dois sábados deve atender aos leigos, bem como aos mais especializados em Letras.
O curso de Letras do Centro Universitário de Patos de Minas vai promover um curso de extensão de 10 horas sobre o livro “Decameron”, um dos maiores clássicos da história da literatura, escrito no séc. 14 pelo grande humanista Giovanni Boccaccio. Elaborado entre os anos de 1349-1353, e depois revisto em 1371 para publicação, o genial e revolucionário volume do escritor italiano transformou-se num dos livros de maior impacto em toda a história da ficção no ocidente. Já foi levado às telas em diferentes versões cinematográficas e tem sido objeto constante de estudos de pesquisadores, humanistas e historiadores da literatura.
É uma grande oportunidade para se conhecer, ao menos em sua arquitetura global, o livro que praticamente inaugurou o conto como gênero literário no fim da Idade Média. O ponto de partida muitos já conhecem: durante a Peste Negra, em Florença, uma comitiva de dez jovens busca refúgio num palácio de campo, para ali contar histórias, como forma de passar o tempo e fugir da epidemia que assola a cidade.
Concentrado em duas tardes de sábado, dias 4 e 18 de junho, o curso será ministrado por Luís André Nepomuceno, professor do UNIPAM e pesquisador do Humanismo italiano, com doutorado pela Universidade Estadual de Campinas. Não será um programa apenas para especialistas em Letras: o curso é destinado igualmente a leigos e a todos aqueles que se interessam pelas literaturas clássicas e pelo universo ficcional. O professor deve se utilizar da leitura dos contos de Boccaccio, bem como de algumas versões cinematográficas produzidas, como a de Pasolini (1971) e a mais recente, dos irmãos Taviani (2015).
As inscrições serão feitas entre os dias 16 e 20 de maio, pelo site www.unieventos.unipam.edu.br, no valor de R$ 20,00.
Fonte: Luís André Nepomuceno, professor do UNIPAM.
Fonte: Vanderlei Gontijo