Curso para gestantes do NASF de Lagoa Formosa é realizado na casa da cultura

Regionais | Saúde

06 Abril, 2017

0

Curso para gestantes do NASF de Lagoa Formosa é realizado na casa da cultura


O Núcleo de Apoio á Família (NASF) da cidade de Lagoa Formosa, realizou na última semana curso para gestantes "Amor Maior". O projeto é realizado três vezes ao ano, e acontece no salão de eventos da Casa da Cultura. Desta vez os convidados para ministrar o curso foi o médico clínico geral, Douglas Machado de Lima e o enfermeiro Erik Danilo, profissionais que prestam serviço no Pronto Atendimento (PA) municipal. O curso teve início ás 19h00 e contou com a presença de gestantes de todos os bairros da cidade.

De acordo com informações da psicóloga Lidiane Soares, o curso teve a participação de toda equipe de profissionais do NASF. O projeto tem como objetivo orientar as futuras mães em alguns procedimentos a serem seguidos. Ela disse que todas as mães cadastradas através de seus respectivos PSF’s podem e devem participar dos cursos. O projeto tem ainda como finalidade, levar as futuras mães a conhecer o novo ambiente da criança em família. Ela disse que cada edição do curso aborda um tema diferente, fazendo com que as participantes passam a ter uma noção básica do ser mãe.

Desta vez os palestrantes tinham como meta a promoção e prevenção da saúde física e emocional das gestantes, e ainda tirar dúvidas, curiosidades e questionamentos das futuras mamães. O médico ressaltou a importância das atividades físicas e de uma boa alimentação durante a gravidez. Comentou também sobre as dores normais que as gestantes precisam ter durante a gestação e os sinais de alerta que devem perceber quando chega o momento do parto. Já o enfermeiro Erik falou sobre os cuidados que se devem ter com os recém-nascidos, como por exemplo, a higienização e os primeiros procedimentos a serem realizados quando o bebê estiver engasgando.

As gestantes que participaram do curso, ainda foram homenageadas com uma canção interpretada pelo cantor Tiago Ferreira. O curso foi finalizado com sorteio de brindes e entrega de lembrancinhas a cada participante do curso. Atualmente dezenas de grávidas estão cadastradas no NASF, sendo que o projeto espera que o próximo encontro aconteça com um número maior de pessoas. A psicóloga Lidiane finalizou dizendo que após o parto, o programa continua acompanhando as mães e seus bebês, visando auxiliar no desenvolvimento das crianças. Informações sobre o curso para gestantes podem ser adquiridos nos PSF´s de Lagoa Formosa. O NASF é assistido pela Secretária de Saúde. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (12)

COMENTÁRIOS (0)