Da luta ao sucesso: produtor vê lavoura de laranja prosperar

Notícias | Policiais

22 Novembro, 2022

0

Da luta ao sucesso: produtor vê lavoura de laranja prosperar


O problema físico que afeta o caminhar não impede seu Alceu Bamberg de se dedicar, como poucos, à lavoura de laranja. Aos 71 anos, ele está mais ativo do que nunca, vendo o sonho antigo se tornar realidade em Formoso, pequena cidade situada no noroeste do estado.


Os resultados surgiram após seu Alceu ingressar no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Fruticultura do Sistema Faemg Senar, por meio da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. “É bom demais olhar para os pés de laranja carregados de frutos e ver que o sonho da gente tornou-se realidade. A cada dia, fico mais motivado. Melhorou muito depois da assistência do programa”, comemora.

O técnico Doglimar Rodrigues Pinto, que atende o produtor, conta o que já mudou na propriedade. “Estabelecemos pulverizações determinadas para não ter problemas com pragas e doenças, reorganizamos as adubações porque ele adubava em excesso, fizemos a desbrota para uniformizar o tamanho das plantas e melhorar a brotação. A lavoura está toda irrigada por gotejamento, entre outras coisas. O plano é ter uma boa florada em outubro do próximo ano e, também uma boa produtividade”.

Jeferson Bamberg, de 38 anos, é filho de seu Alceu. Ele trabalha fora, em uma fazenda próxima, e praticamente, não tem descanso, já que nas folgas, vai para o sítio ajudar o pai. Além de mexer na lavoura, ele assumiu a gestão do negócio. “Aprendi no programa a anotar tudo. Hoje a gente tem todos os dados e os gastos e temos como planejar os investimentos. Faço o meu melhor sempre, com o máximo de dedicação, afinal a gente fica feliz demais em ver os resultados”.

Transformações

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho, destaca a transformação que o programa está promovendo em todo o estado. “Histórias assim nos motivam a empenhar cada vez mais para continuar levando conhecimento aos produtores rurais de todo o estado, principalmente para os pequenos que tinham uma carência muito grande em assistência técnica e gerencial. Felizmente estamos conseguindo mudar esse cenário. Nosso muito obrigado aos parceiros, técnicos e, em especial, aos produtores”, elogiou.

Por Élcio Fonseca- Assessoria de Imprensa

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)