Delegado de Lagoa Formosa faz doação de aproximadamente 500 bicicletas que estavam apreendidas há quase 10 anos no pátio do DETRAN
O delegado Érico Rodovalho responsável pela Delegacia de Polícia da cidade de Lagoa Formosa, teve uma inciativa que pode servir como exemplo para outros municípios. Ele doou nesta Quarta-Feira (03/03) aproximadamente 500 bicicletas para uma associação da cidade de Patos de Minas. Os veículos na maioria inservíveis, que estavam sendo deterioradas pela ação do tempo, foram entregues no pátio credenciado de DETRAN. Além de ocupar um grande espaço do pátio, as bicicletas que estavam amontoadas causavam riscos até mesmo de servir para criadouros para o mosquito transmissor da dengue e outras doenças. As mesmas foram doadas para a Associação Patense de Reciclagem (APARE). Elas foram levadas para a cidade de Patos de Minas em um caminhão cedido pela prefeitura municipal daquela cidade. As bicicletas que foram apreendidas nos últimos 12 meses continuam à disposição dos proprietários no pátio e ainda não foram doadas.
De acordo com informações do Delegado, a intenção era realmente fazer uma doação das bicicletas, sendo que os veículos se encontravam no local há quase uma década. Ele disse que os produtos foram apreendidos ao longo desses anos e a maioria era proveniente de furto ou roubo, sendo que os proprietários nunca apareceram ao pátio para retirar as bicicletas do local. Érico conta que desde que assumiu a delegacia da cidade de Lagoa Formosa, houve o pensamento de tentar conseguir a doação das bicicletas para uma instituição que pudesse utilizar da forma que fosse mais conveniente. Foi feito um pedido via judicial ao juiz da vara criminal da comarca de Patos de Minas, e após ouvir o Ministério Público, o mesmo deu parecer favorável à doação. Foi então sugerido que as bicicletas fossem doadas para a APARE.
Segundo a Presidente da Associação Patense de Reciclagem (APARE), Lúcia Ferreira de Andrade, a instituição existe há aproximadamente 13 anos em Patos de Minas. Ele disse que a associação surgiu como forma de lutar pela classe dos direitos dos trabalhadores na área de reciclagem da cidade. Lúcia contou que a APARE possui parceria com o Ministério Público que tem feitos doações desse tipo de material constantemente para a associação. A presidente relatou também que as bicicletas serão avaliadas e as peças que forem possível aproveitar, serão retiradas e vendidas, mas a maioria dos veículos serão vendidos como sucatas. A associação possui sede na Rua Ouro Preto, no Bairro Várzea, na cidade de Patos de Minas. Os trabalhos de entrega das bicicletas foram acompanhados pelo investigador Nergiton da Polícia Civil, que representou o delegado Érico Rodovalho.
Fonte: Vanderlei Gontijo