Denúncias de violência doméstica já podem ser registradas no MG app
Serviço on-line funciona como canal direto com a Polícia Civil
Vítimas de violência doméstica têm,
agora, mais um importante canal para registrar ocorrências junto à Polícia
Civil de Minas Gerais (PCMG). O serviço de registro de Boletim de Ocorrência
(BO) foi disponibilizado no MG app Cidadão, aplicativo oficial do Governo de
Minas, administrado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão
(Seplag). O app é gratuito e está disponível para Android e iOS, com mais 70
serviços públicos para a população.
A delegada-chefe do Departamento de
Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam) da PCMG, Carolina
Bechelany, destaca que o registro ao alcance das mãos pode salvar vidas.
"Por meio do MG app, as vítimas podem registar ocorrências dos crimes de
lesão corporal, ameaça, vias de fato e descumprimento de medida protetiva. Além
disso, ao fazer o registro, elas também podem solicitar medidas protetivas de
urgência", reforça.
Delegacia Virtual
Para efetivar o boletim, a vítima não
precisa comparecer, no primeiro momento, a uma delegacia, uma vez que os
contatos serão feitos por canais virtuais informados no próprio registro.
"Nesse momento de pandemia, é fundamental oferecer ferramentas virtuais
para que as denúncias sejam feitas sem que a vítima precise sair de casa",
avalia Carolina. Atualmente, já é possível realizar o registro por meio da
Delegacia Virtual.
Para acessar o serviço no MG app,
basta clicar na aba "Segurança". Nesta área, os cidadãos também
conseguem, entre outras funcionalidades, registrar ocorrência de perda de
documentos e objetos, emitir atestado de antecedentes criminais e localizar
delegacias e unidades de atendimento da Polícia Militar.
Facilidade
“A incorporação do registro de
ocorrência de violência doméstica no MG app dará mais agilidade e praticidade
às vítimas, que não precisarão comparecer à delegacia e terão mais uma
ferramenta para denunciar casos. Além disso, a medida agrega mais serviços ao
aplicativo, ampliando as opções para melhoria do atendimento à população",
afirma o diretor central de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião Rocha.
A iniciativa faz parte de uma série
de ações desenvolvidas pela Seplag, por meio do programa Minas Atende, em
parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O
MG App Cidadão tem mais de 1 milhão de usuários e mais de 70 serviços
disponibilizados. Para se registrar no aplicativo, o cidadão efetua cadastro unificado
com o Governo Federal (www.gov.br).
Redação: Patos já