Depois de manifestação em Lagoa Formosa alunos da E.E. Coronel Cristiano protestam em Patos de Minas
Os alunos da Escola Estadual Coronel Cristiano, da cidade de Lagoa Formosa realizaram na manhã desta Terça-Feira (25/03) uma manifestação em frente à Superintendência Regional de Ensino (SER) na cidade de Patos de Minas, para protestar contra a resolução 2241 da Secretária Estadual de Educação. O documento datado do dia 07 de Novembro de 2013 estabelece em seu anexo II, os critérios para composição de turmas e definição do quadro de pessoal das escolas estaduais. Por isso a escola foi obrigada a fazer “reenturmação” de alunos, sendo que o ato desagradou aos alunos que foram deslocados das turmas de manhã para o período da tarde.
Por isso, mesmo cientes que a resolução era definitiva, os alunos resolveram marcar a manifestação que ocorreu no início da manhã desta Terça-Feira (25/03), assim como já havia acontecido na Segunda (24) em Lagoa Formosa. De acordo com os próprios estudantes dos segundos e terceiros anos do ensino médio, eles se sentem prejudicados, principalmente os que estão terminando neste ano o 3º ano porque já fizeram projetos para a formatura, como por exemplo, camisetas, elaboração de formas para arrecadar recursos para o evento de colação de grau, entre outras. Eles disseram que 18 alunos foram sorteados e deverão estudar no período da tarde desde o último dia 21 de Março.
Segundo informações da diretora Maria Isabel Ferreira Machado, e de sua Vice, Tânia Maria dos Reis de Magalhães, a resolução partiu do estado e não da escola. Inclusive elas disseram que marcou na última Sexta-Feira (21/03) uma reunião com os pais dos alunos para que o sorteio fosse feito na presença dos mesmos. A diretora conta que alguns pais chegaram a se exaltar com as educadoras. Maria Isabel disse que a ordem para remanejar os alunos para a tarde é devido a superlotação das salas no período da manhã, o que não é permitido por lei. Ela disse que nenhum aluno que trabalha e que comprovou tal compromisso foi transferido.
A Escola Estadual “Coronel Cristiano”, tradicional educandário de Lagoa Formosa completa 79 anos de existência, no próximo dia 30 de Junho de 2014, e se consolida como uma das mais tradicionais do Alto Paranaíba. A diretora informou também que outra reclamação dos alunos é em relação à iluminação das salas e a falta de portas nas mesmas, sendo que estão quebradas. Mas segundo ela já conseguiu a verba para melhorar o sistema de iluminação e aguarda apenas licitação para o início das mudanças na rede elétrica da escola. Ela ressalta também que todas as portas que estão estragadas serão substituídas.
Fonte: Vanderlei Gontijo