Depois de várias semanas em alta o preço do tomate teve queda em Patos de Minas
O tomate é um dos produtos que não pode faltar na lista de compras. Porém, nos últimos meses, o preço do fruto passou por período de elevação nos preço do produto. Nesta Quinta-Feira (18/04) na Ceasa de Patos de Minas, o que diferenciou dos últimos dias foi o preço do tomate, a caixa que custava 110,00 reais, foi negociada nesta Quinta (18) por 60,00 reais.
A Ceasa que vem sendo comandada pela Secretaria de Agricultura, que tem como titular da pasta o senhor Carlos Naimeg, e o seu Diretor de Abastecimento José Armando, sendo que os mesmos vêm conseguindo uma nova dinâmica e organização na Ceasa. Centenas de produtores e compradores estiveram em mais um dia de comercialização no Ceasa. Eles têm demonstrado uma satisfação muito grande com as mudanças realizadas, facilitando o trabalho de todos que comercializam seus produtos no local.
Sobre o tomate, este tem sido o produto que mais sofreu mudanças no preço. De acordo com levantamento as alterações não se limitam ao preço, mas também na quantidade de produção que tem influenciado diretamente pela lei da procura e oferta. O fato de o tomate possuir uma boa comercialização, fez com que muitos produtores resolvessem investir, o que gerou uma grande oferta no mercado, entre fevereiro e abril, quando seu preço despencou. A atual alta no preço do tomate ocorre, basicamente, devido a três fatores: exportação, condições climáticas e a alta produção de tomate no início desse ano, sendo que vários produtores preferiram cultivar outros produtos.
Fotos e fonte Erisdalton Andrade
Fonte: Vanderlei Gontijo