Dermatologista dá dicas para manter a saúde durante período de clima seco

Notícias | Saúde

26 Julho, 2017

0

Dermatologista dá dicas para manter a saúde durante período de clima seco


A umidade relativa do ar é a referência da temperatura, ou seja, na medida em que aumenta a temperatura, eleva a quantidade de água, e quando a temperatura cai, a quantidade de água é reduzida no interior da atmosfera. Partindo dessa síntese, como os termômetros estão baixos, o ar fica seco.

Segundo climatologista, Adalberto Vieira, a região está sob uma influência de alta pressão que faz com que o ar frio saia das camadas mais altas em direção ás mais baixas, e normalmente seco, transmitindo assim, uma umidade relativamente baixa. Considerando  esta situação, a umidade ideal para o ser humano é acima de 60%, sendo 12% a 20% e 21% a 30% estados de alerta e abaixo de 12% estado emergencial. Para os próximos 15 dias, são esperadas variações entre 28% a 78%.

É importante salientar que, durante o dia, essa porcentagem pode variar de acordo com os horários. Das 13 ás 17 horas, normalmente, são apresentadas temperaturas mais elevadas e umidade relativa do ar aumenta, acompanhados de uma intensidade de radiação ultravioleta muito forte que deve ser levada em consideração.

Em termos de saúde, a dermatologista Ayandra Versiani afirma que esse tempo seco e temperaturas baixas levam á diminuição da transpiração corporal, o que deixa a pele mais seca. Além disso, é comum a redução da ingestão de líquidos neste período e banhos mais quentes, que removem o manto lipídico responsável por  reter a umidade da pele, deixando-a ainda mais seca.

Dicas como beber no mínimo 2 litros de água por dia, evitar banhos quentes e demorados, buchas e sabonetes em excesso, hidratar a pele após o banho, especialmente as áreas mais propensas ao ressecamento como pés, cotovelos, joelhos e lábios, e investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, são importantes para manter a saúde em dia durante esse período.

Fonte: patos já

 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)