Descarga elétrica provocada por raio mata 14 animais em fazenda próxima à cidade de Lagoa Formosa

Regionais | Lagoa Formosa

13 Março, 2015

0

Descarga elétrica provocada por raio mata 14 animais em fazenda próxima à cidade de Lagoa Formosa


Uma descarga elétrica provocada por um raio matou 14 animais em uma fazenda no município de Lagoa Formosa. O fato aconteceu em uma propriedade na região chamada “Meirim” e que fica situada a poucos quilômetros da cidade. Um funcionário da fazenda encontrou os bovinos perfilados e mortos ao lado de uma cerca de arame que fica paralela a uma plantação de eucalipto. Os novilhos pertenciam a um comerciante de Lagoa Formosa que alugou o terreno para aproveitar a pastagem do local. A morte dos animais teria acontecido na noite de Segunda-Feira (09/03) ou na madrugada de terça (10), mas eles só foram achados no local por volta das 12h00 do outro dia.

De acordo com informações do proprietário da fazenda “Joãozinho do Atair Soares” um de seus funcionários estava andando pela pastagem por volta das 12h00 da última Terça-Feira (10/03) quando encontrou o gado morto encostado a uma cerca de arame. O rebanho que pertence a um “catireiro” da cidade provavelmente morreu após receber uma descarga elétrica durante um temporal que atingiu Lagoa Formosa e município na noite da última Segunda-Feira (09). Mesmo não tendo nenhum sinal na cerca ou na plantação de eucaliptos que evidenciam o fato, o proprietário do gado e o fazendeiro chegaram a conclusão que a morte foi realmente provocada por uma descarga elétrica (raio).

Raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera, entre regiões eletricamente carregadas, e pode dar-se tanto no interior de uma nuvem, como entre nuvens ou entre nuvem e a terra. O raio vem sempre acompanhado do relâmpago (intensa emissão de radiação eletromagnética também visível), e do trovão (som estrondoso), além de outros fenômenos associados. Embora sejam mais frequentes entre nuvens , as descargas diretamente no solo, transferem elétrons de nuvem para a terra (ou o contrário, conforme as polarizações mútuas) são objeto de maior interesse prático para o homem. A maior parte ocorre na zona tropical do planeta e principalmente sobre as terras emersas, associadas a fenômenos convectivos, dos quais, quando é intensa a atividade elétrica, resultam as trovoadas.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (17)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)