Descoberta de poço artesiano desativado há mais de 20 anos em Lagoa Formosa, ajuda a amenizar falta d’água na cidade
Uma boa notícia pode ajudar a amenizar a falta de água tratada na cidade de Lagoa Formosa. Um poço artesiano que havia sido desativado há mais de 25 anos atrás foi redescoberto, e já está em pleno funcionamento. O poço fica há aproximadamente 100 metros de distância do outro que já está auxiliando no abastecimento de água da cidade. Funcionários do SAAE e Prefeitura Municipal tão logo descobriram na tarde desta Sexta-Feira (26/09), que existia no lugar o orifício, que fica no Bairro Santa Cruz, iniciaram a limpeza ao redor do mesmo e em seguida providenciaram a recolocação da bomba dentro do poço que tem capacidade para fornecer 40 mil litros de água por hora.
De acordo com informações do prefeito, José Wilson de Amorim (Zé Amorim), em conversa com um dos funcionários do SAAE e em busca de uma solução para o caos que tem se tornado a falta de água na cidade de Lagoa Formosa, ele chegou a cogitar a necessidade de perfurar novos poços artesianos, sendo que neste momento o funcionário lhe informou que no local existia um poço desativado, mas que não sabia qual era a situação do mesmo. Rapidamente e na presença do chefe do executivo, eles limparam o local e descobriram que seria possível recolocá-lo em funcionamento.
Segundo Zé Amorim a partir desse momento, foi uma corrida contra o tempo para colocar o poço para bombear água para a caixa grande que fica na praça da “Caixa D’água”. Ele disse que a fiação elétrica e a tubulação estavam danificadas, mas assim que conseguiu reparar os danos o poço entrou em funcionamento na noite desta Sexta-Feira (26/09) por volta das 21h00. Com isso os dois poços artesianos do bairro Santa Cruz, juntos estão bombeando aproximadamente 50 mil litros de água por hora. A água está sendo enviada diretamente para a caixa grande. Assim que chega ao local o produto é tratado juntamente com a água que chega do córrego do sapé. O prefeito concluiu por telefone ao Patos 1 Notícias, que outras medidas devem ser tomadas na próxima semana sobre a falta de água em Lagoa Formosa.
Fonte: Vanderlei Gontijo