Desfile em comemoração ao aniversário da cidade de Patos de Minas terá participação de grupo de mulheres que prepara manifestação contra o estupro
Está programado para acontecer no dia 24 de maio, aniversário de Patos de Minas, durante o desfile cívico, uma participação de um grupo feminista denominado “Vamos mudar o final”. De acordo com a organizadora, Bruna Nunes, haverá uma manifestação contra a onda de estupros no município. O protesto, que está mobilizando centenas de estudantes, está programado para ter início às 12 horas. Vestidas de branco, simbolizando a paz, elas planejam chamar atenção das autoridades que ali estarão. Ainda de acordo com a organizadora, a mobilização foi motivada pela condição insegura das mulheres, que convivem com constantes casos de abusos sexuais.
De acordo com dados oficiais do Superior Tribunal de Justiça, a cada três horas uma mulher é estuprada no Brasil. Muitas vítimas acabam não denunciando por medo ou vergonha. Quase meia dúzia já entraram nessa estatística, recentemente em Patos de Minas. O número de estupros no Brasil é impressionante: oito por dia ou um a cada três horas, em média. Isso só dos que são denunciados pelo telefone 180, do Governo Federal. Essa mistura de sentimentos faz com que muitas mulheres não denunciem. Por medo, vergonha, ou porque acham que a denúncia não vai dar em nada. Afinal, muitos casos de estupro não têm, de fato, testemunha. Mas a mulher precisa saber que a palavra da vítima tem muito valor.
Um estudo feito pelo Superior Tribunal de Justiça com mais de cem julgamentos mostra que a Justiça aceita o depoimento da vítima como prova. A expectativa é de que centenas de pessoas participem da manifestação.
Fonte: Vanderlei Gontijo