Dia 02 de Abril: Dia Mundial sobre a Conscientização sobre o Autismo

Notícias | Mundo

01 Abril, 2014

0

Dia 02 de Abril: Dia Mundial sobre a Conscientização sobre o Autismo


Conhecimento e informação são as melhores armas contra a ignorância e o preconceito. Pensando nisso a Associação dos pais, amigos e profissionais dos autistas de Patos de Minas chamam a atenção para conscientização, detecção e formas de tratamento da Síndrome.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e o comportamento do indivíduo. Estima-se que existam 67 milhões de autistas no mundo. O objetivo do dia do autismo é chamar a atenção da sociedade para a síndrome que atinge mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O dia 2 de abril foi decretado como dia do autismo pela Organização das Nações Unidas, em 2008.

A maioria dos pais não se sentem preparados para lidar com tantas dificuldades, cuidados intensivos permanentes, levando a uma exaustão de todos os membros da família. Aqueles em que o grau de autismo é mais comprometedor chegam a ser mantidos em cárcere privado, como lembrou Berenice Piana (mentora da Lei 12.764, de 27/23/12), quando participou do programa da Fátima Bernardes, na rede Globo.

O autismo não tem cura, mas um tratamento intenso, por equipe multiprofissional, proporciona melhoras significativas na qualidade da pessoa com esse transtorno.

Paulo Oliveira, 36 anos, pai de Felipe, 7 anos e presidente da Associação Esperança Azul, convirá a todos os pais e mães de crianças autistas a participarem dos encontros da Associação. Eles ocorrem às quintas feiras, de 19 às 21 horas, na CESPASA- Rua Professora Elza Carneiro Franco, S/N, esquina com a av.Padre Almir. O contato da Esperança Azul é (34(, 3061-9136 ou no facebook.com/esperancaazul.

A associação de pais, amigos e profissionais dos autistas de Patos de Minas, Esperança Azul, nasceu em junho de 2013, como uma iniciativa de um grupo de 8 pais de crianças autistas interessados em buscar conhecimento e trocar experiências sobre as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento de seus filhos autistas. O objetivo da Esperança Azul é levar informação ao maior número possível de pessoas e a profissionais de diferentes áreas para que possamos buscar melhorar a qualidade de vida da pessoa autista em Patos de Minas.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)