Dia das Mães será um dos melhores dos últimos anos.

Notícias | Economia

08 Maio, 2013

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Dia das Mães será um dos melhores dos últimos anos.


 

A segunda melhor data comemorativa para o comércio está chegando com força total. De acordo com a Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista de Belo Horizonte, realizada pela Fecomércio MG, a expectativa de vendas para o Dias das Mães é a terceira melhor dos últimos sete anos, em que 75,3% dos empresários esperam superar o desempenho de 2012. Apesar de positiva, a estimativa de crescimento das vendas também demonstra certa dose de cautela dos empresários, já que a maioria (77,2%) projeta que o aumento das vendas será de até 20% em relação ao ano anterior. Outros mais otimistas (19,9%) apostam que o crescimento será entre 20% e 50%.


O Dia das Mães destaca-se pelo forte apelo emocional e comercial, gerando oportunidades de negócios para as atividades direcionadas ao público feminino. Neste ano, segundo o economista da Fecomércio Gabriel de Andrade Ivo, a contribuição positiva para dar fôlego comercial à data está ancorada no cenário econômico, garantindo uma atitude mais otimista das pessoas. “Isso se dá por meio da percepção saudável do futuro da economia, decorrente da combinação do aumento da massa salarial real, da expectativa favorável do mercado detrabalho formal e da oferta fácil do crédito para realizar as compras”, destaca o economista.


Para impulsionar as vendas, as ações mais citadas na pesquisa estão focadas nas promoções (26,2%), diversificação do mix de produtos (17,3%) e a visibilidade da loja (16,6%). Os empresários citaram também o uso de mídia, capacitação de funcionários, kit de produtos direcionado às mães e desconto para as compras realizadas à vista. “A precificação final eficiente do produto é um componente que torna-se um diferencial competitivo no ato da compra”, ressalta Gabriel. A maior parte dos empresários (60,7%) está focada em formar preços diferenciados para vencer a concorrência. As estratégias mais citadas foram oferecer descontos (72,0%), negociar com fornecedores (22,0%) e reduzir margens (3,7%). 

 

FONTE: Fecomerciomg.gov.br

Fonte: Juliana Araújo/ Foto: Divulgação




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