Dia do Cinema Brasileiro: confira cinco filmes nacionais indicados para celebrar a cultura do país

A Reportagem da Rádio Clube98 conversou com o produtor cultural Helvécio Furtado Junior

Notícias | Cultura

19 Junho, 2024

0

Dia do Cinema Brasileiro: confira cinco filmes nacionais indicados para celebrar a cultura do país


O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado em 19 de junho. Além de celebrar as conquistas políticas e culturais do cinema nacional, a data também marca o primeiro dia em que foram realizadas imagens a partir da tecnologia do cinematógrafo no Brasil, isto é: o dia 19 de junho de 1898. Tais imagens foram gravadas a bordo do navio Brésil, que havia saído de Boudeaux, na França, onde o italiano Afonso Segreto tinha acabado de fazer um curso sobre a operação do cinematógrafo e, de lá, acabou trazendo um dos equipamentos para o Brasil.

As imagens capturaram o cenário da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Confira a entrevista com o Diretor de Cinema e Produtor Cultural Helvécio Furtado Junior:

Com mais de 100 anos de história, o cinema nacional é composto de clássicos atemporais e filmes populares que dão ao cinema brasileiro a característica de ser extremamente versátil. A cada ano, o cinema brasileiro vem ganhando mais notoriedade dentro e fora do país, as leis de incentivo e empresas estatais que visam a produção de filmes em escala industrial tem feito os brasileiros consumirem mais do cinema nacional.

Veja cinco indicações de filmes para celebrar o cinema brasileiro:

Bicho de Sete Cabeças (2000)

O relacionamento entre Wilson e seu filho Neto está cada vez pior. A situação entre os dois vai ficando próxima de um limite, e o pai decide internar o filho em um manicômio, local em que o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento.

Direção: Laís Bodanzky

Onde Assistir: Netflix

O Animal Cordial (2017)

Inácio é o dono de um restaurante de classe média, por ele gerenciado com mão de ferro. Sua postura controladora gera atritos com os funcionários, em especial com o cozinheiro Djair. Quando o estabelecimento é assaltado por Magno e Nuno, Inácio e a garçonete Sara precisam encontrar meios para controlar a situação e lidar com os clientes que ainda estão no local: o solitário Amadeu e o casal endinheirado Bruno e Verônica.

Direção: Gabriela Amaral Almeida

Onde Assistir: Globoplay

Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)

O coveiro Zé do Caixão continua sua busca obsessiva pela mulher ideal, capaz de gerar o filho perfeito. Com a ajuda do fiel criado, ele rapta seis belas moças, que são submetidas a terríveis sessões de tortura.

Direção: José Mojica Marins

Onde Assistir: Amazon Prime Video

Cidade de Deus (2002)

Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.

Direção: Fernando Meireles

Onde Assistir: Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay

Estômago (2007)

Raimundo Nonato mudou-se para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Ele trabalha como faxineiro em um bar e descobre que seu talento é mesmo na cozinha. Raimundo faz do local um sucesso e acaba sendo contratado para trabalhar em um restaurante italiano da região como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que agora tem uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor, a prostituta Íria.

Direção: Marcos Jorge

Onde Assistir: Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay

Fonte: Clube Notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)