Dia Internacional dos Direitos dos Animais é celebrado neste 10 de Dezembro
O "Dia Internacional dos Direitos dos Animais" é celebrado nesta Segunda-Feira (10/12), paralelamente ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, ou seja, um dia pelos direitos de todos os animais. É um dia de manifestações por todo mundo, nos países como Brasil, Reino Unido e França, onde é feito ações na rua, panfletagem e vigília.
O 10 de dezembro começou a ser lembrado como um dia por direitos desde 1948, quando nessa data, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos e desde 1998 o dia também tem sido dos animais, com ações em vários continentes do mundo.
A batalha nesse dia tem sido pelo reconhecimento da Declaração Universal dos Direitos Animais, em campanha iniciada pela ONG Uncaged (Ong contra testes em animais e experimentos) e assinada por inúmeras ONGs pequenas, médias ou grandes de países como Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Alemanha, Hong Kong, Itália, México, Rùssia, África do Sul e Suíça.
A data de hoje não é para comemoração, mas sim de luta, para que a situação de escravidão que os animais passam diariamente seja combatida e abolida algum dia. Pecuária, pesca, vivissecção, rodeios, vaquejadas, touradas, “fur farms”, “fábricas de filhotes”, tração animal, são muitas as atividades que hoje escravizam e matam animais, mas são aceitos pela maioria das pessoas nas sociedades humanas ao redor do planeta.
Você também pode participar e fazer com que o Dia Internacional dos Direitos Animais seja realmente comemorado e festejado e só assim os animais poderão “comemorar” esse dia, marcado pelo esforço humano em fazer que os direitos deles sejam enfim reconhecidos.
Fonte: Letícia Teixeira/Foto:Reprodução