Diretor do Observatório de Astronomia de Patos de Minas lista principais fenômenos astronômicos previstos para 2022

Ele explicou que as efemérides astronômicas são embasadas em cálculos matemáticos e softwares que possibilitam bastante precisão.

Notícias | Outros

02 Janeiro, 2022

0

Diretor do Observatório de Astronomia de Patos de Minas lista principais fenômenos astronômicos previstos para 2022


Durante o ano de 2021, Patos de Minas se destacou em diversas oportunidades no cenário da astronomia, foram várias observações realizadas e reconhecidas nacionalmente e internacionalmente. Entre os acontecimentos marcantes, aconteceu inclusive o lançamento do livro, "O Mundo da Lua", de autoria do diretor do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, Gilberto Dumont.


O jornalismo da Rádio Clube98, conversou o Gilberto Dumont, para saber a programação de eventos e fenômenos astronômicos para 2022.

O patense estudioso da astronomia, destacou um grande eclipse lunar total que poderá ser visível no Brasil desde o início até o final.

O diretor do Observatório de Astronomia de Patos de Minas também explicou que as efemérides astronômicas são embasadas em cálculos matemáticos e softwares que possibilitam bastante precisão.

Confira alguns eventos astronômicos esperados para 2022:

03 e 04 de Janeiro - Chuva de meteoros Quadrântidas

07 de Janeiro - Elongação do Planeta Mercúrio

Março - Planetas Marte Vênus e Mercúrio visíveis antes do sol nascer

Do dia 15 para o dia 16 de maio - Eclipse Lunar Total

12 e 13 Agosto - Oposição de Saturno

26 de Setembro - Oposição de Júpiter

Dezembro - Oposição de Marte

Além de várias chuvas de meteoros durante todo o ano.

Sobre o Observatório:

O Observatório de Astronomia de Patos de Minas® é o primeiro observatório astronômico em todo o Alto Paranaíba e noroeste Mineiro.

Erguido em uma torre de 9 metros de altura, a estrutura abriga uma cúpula com 3 metros de diâmetro, proporcionando um amplo campo de visão, privilegiado em todas as direções, além de favorecer a automação para atuar de forma coordenada com os telescópios da instituição.

A construção do Observatório se deu em uma residência privada, sem uso de dinheiro público, e é uma iniciativa particular de autoria do seu idealizador, Gilberto Dumont. O projeto visa o favorecimento das observações astronômicas e trabalhos em que o Observatório é parceiro.

Além das pesquisas, a instituição atua no cálculo e divulgação de efemérides além de estimular o desenvolvimento e estudo da astronomia em suas redes. A instituição possui o selo de qualidade de conteúdo fornecido pela Sociedade Astronômica Brasileira e é sócia colaboradora da UBA (União Brasileira de Astronomia) onde atua na coordenação da Comissão de Estudos Lunares.

Redação: Clube Notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)