Diretoria de Meio Ambiente anuncia que Parque Municipal do Mocambo deve funcionar por mais tempo em Patos de Minas devido ao horário de verão
Desde segunda-feira (19/10), atendendo a reivindicação dos frequentadores e visitantes, o funcionamento do Parque Municipal do Mocambo será estendido em uma hora e meia, de 6h às 19h30, devido ao início do horário de verão. A decisão foi comunicada pela Diretoria de Meio Ambiente. Com a adoção do horário de verão as pessoas que frequentam o Mocambo ganham mais tempo para as visitas e fazer as caminhadas vespertinas.
Os usuários frequentam o Parque para fazer caminhadas, utilizar os aparelhos de ginástica da Academia ao Ar Livre, usar as quadras de peteca e futsal, visitar a mata e belezas naturais por meio das trilhas, realizar piqueniques, tirar fotos e curtir a natureza. A pedido de frequentadores do Parque Municipal do Mocambo que utilizam as trilhas e pistas na área de lazer para fazer caminhadas e ginástica ao ar livre, a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, com anuência do Codema, determinou novo período para o fechamento dos portões principais do Parque, através de Autorização Ambiental, ofício nº 312/2015, que amplia o horário de frequência de 18 para às 19h30.
A autorização ambiental consta que este período deverá ser respeitado de 20 de janeiro a 22 de fevereiro, quando termina o horário de verão 2015 em muitos municípios brasileiros, incluindo Patos de Minas. O local de recomendação da diretoria de Meio Ambiente para as caminhadas vespertinas é o espaço que compreende a pista na orla da piscina artificial e área de lazer do Parque Municipal do Mocambo. No horário de verão o funcionamento do Parque será de 6h às 19h30.
As exigências ambientais do regulamento para a presença pública no Parque, recomendam-se que as pessoas devem respeitar a área delimitada utilizando somente o espaço construídos para caminhadas e ginástica ao ar livre, evitando passeios noturnos na mata de galeria. Os frequentadores devem ter os devidos cuidados para com a preservação da fauna e da flora, além dos recursos hídricos, que compõem as nascentes e lagoas do Parque. "Evitar a dispersão de pessoas para outras áreas, além das delimitadas, e zelar da limpeza com recolhimento e acondicionamento do lixo gerado no local durante as visitas. Não é permitido também estacionamento de veículos automotores no interior do Mocambo nas datas e horários fora do exposto para caminhadas e academia ao ar livre," salienta o diretor Civuca Costa.
Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas
Fonte: Chrís Vieira