Distrito de Monjolinho de Minas realiza o 16º Encontro de Carros de Bois que teve recorde de participantes
Foi realizado no início da tarde do último Sábado (23/01), no Distrito de Monjolinho de Minas, o 16º Encontro Regional de Carros de Bois. O desfile teve início por volta das 13h00 e contou com a participação de aproximadamente 80 carros e 800 bois. Carreiros e candeeiros de toda região do Alto Paranaíba estiveram presentes no evento. Uma grande festa foi preparada para receber Lagoenses e visitantes. O evento faz parte das comemorações da festa em Louvor a São Sebastião, realizada no Distrito. Durante 04 (dias) carreiros de todas as partes se reúnem para reviver uma cultura que é passada de pais para filhos, de avôs para netos e até mesmo bisnetos. A festa terminou no Domingo (24/01) com a realização de uma cavalgada que saiu da cidade de Lagoa Formosa e percorreu aproximadamente 25 quilômetros até chegar a comunidade.
De Acordo com um dos organizadores do evento, Jair Coelho, uma multidão de pessoas se reuniu em frente à barraca que fica na Praça da Igreja de São Sebastião para acompanhar o desfile. Os carros de bois estavam desde a parte da manhã concentrados em uma fazenda próxima ao Distrito de Monjolinho, esperando o momento da apresentação. A dupla Tião Tavares e Léo e Geraldo Viola, animavam os presentes antes do início da apresentação dos carreiros. Logo após os carros de bois desfilaram pelas principais Ruas do Distrito. Todos os carros levavam pessoas da família dos carreiros ou amigos que com muita alegria mostravam todo contentamento em participar do evento que resgata a cultura brasileira. A festa contou com a participação de carreiros e candeeiros de 12 cidades e municípios a região do Alto Paranaíba. A cada ano o evento se consolida como um dos mais tradicionais no segmento do estado de Minas Gerais.
A festa teve início na Quinta-Feira dia 21 de Janeiro e se estendeu até o Domingo (24/01). Na sexta (23) aconteceu a recepção do encontro dos carreiros na fazenda Alto da Serra, na região de Campo Bonito. Segundo Jair Coelho, coordenador do evento na sexta (22) na parte da manhã os carreiros saíram carreata até a localidade de beco, lugar onde os participantes do evento participaram de um almoço. Já no Sábado (23) aconteceu o desfile pelas ruas da comunidade do Distrito de Monjolinho. Todos os dias aconteceram shows com duplas regionais, entre elas Tião Tavares e Léo, Marcos e Rogério, Trio Modão, Willian Viola e Edmilson, Marcel Ribeiro, entre outros. No Domingo (25/01) todos os presentes participaram ainda das celebrações em Louvor a São Sebastião e final da movimentação de barracas e leilões. A festa comemorou em 2016 os seus 68 anos de existência e faz parte da cultura do povo daquela região. A festa foi encerrada com a chegada dos cavaleiros e amazonas que participaram da cavalgada.
Fotos e vídeo gentilmente cedidos por Plínio Silvestre da Vídeo Carmo Produções
Fonte: Vanderlei Gontijo