Dos 11 atuais vereadores 4 deles não foram reeleitos
Em janeiro de 2013 serão empossados 17 vereadores para representar a população no Legislativo Municipal, 10 deles são novatos e outros dois já foram vereadores em outras legislaturas, Otaviano Marques, o mais votado e José Lucilo - Duda.Dos 11 vereadores atuais apenas cinco deles foram reeleitos: Edimê Avelar, José Carlos da Silva- Carlito, Bartolomeu Ferreira, Bosquinho e Itamar André. Seguindo a tendência de renovação demonstrada pela população os outros 12 vereadores fazem parte desta vontade popular. De acordo com as coligações e partidos oito vereadores serão da situação e nove da oposição.
Em Patos de Minas, 171 candidatos a vereador disputaram as 17 vagas do Legislativo Municipal, uma média de 10 candidatos por vaga. A quantidade de candidatos e os cálculos dos coeficientes eleitorais acirraram ainda mais o processo. Alguns candidatos tiveram votação pouco expressiva como: Fatinha Tolentino e Nivalda Soares tiveram apenas seis votos. Isabel Cristina - 5 votos. Elci Cardoso e Rivana - 4 votos. Auxiliadora, Elismar Ferreira e Suelaine tiveram apenas 1 voto. Geralda Porto e Lilia Caetano não tiveram nenhum voto.
Já o radialista Otaviano Marques da coligação PP-PDT foi o candidato a vereador mais votado com 2.733 votos, o que representa 3,45% dos votos válidos. Nas eleições municipais de 2008, Otaviano foi o segundo candidato a vereador mais votado em Patos de Minas com 3.266 votos, 4,31% de todos os votos válidos, mas, devido aos cálculos do coeficiente eleitoral ele não conseguiu ser eleito na eleição passada.