Eleitora de 95 anos de idade do município de Lagoa Formosa pode ser a mais velha a votar na cidade
Uma idosa de 95 anos de idade pode ser a mais velha eleitora a cumprir com o dever de cidadã no município de Lagoa Formosa. Para conhecer a idosa que nasceu na região de “Cabeceira do Monjolinho”, foi necessário percorrer aproximadamente 20 quilômetros entre a cidade de Lagoa Formosa até a casa de Geralda Cândida de Oliveira, que pode ser a mais velha eleitora que irá votar neste Domingo (26/10) no município de Lagoa Formosa. Com muita simpatia e alegria a eleitora recebeu a reportagem do Portal de Notícias Patos 1, que durante aproximadamente 02 (duas) horas conversou com a equipe e com muita criatividade, inteligência e lucidez contou toda a história de vida e de sua longevidade. Ela disse que votar é contribuir para tentar um futuro melhor para a Brasil. Já sobre sua boa saúde mesmo próxima de completar um século de vida a eleitora diz que o segredo é DEUS.
Na casa da senhora Geralda, não tem espaço para a tristeza. A idosa que mora com a sobrinha Vilda Tavares de Oliveira, disse que desde a retirada de seu título de eleitor no ano de 1986, nunca mais deixou de comparecer às urnas para deixar seu voto para seus candidatos favoritos. Ela conta que em sua família já foram eleitos 03 (três) sobrinhos como vereadores em Lagoa Formosa. Ela ressalta que talvez seja esse o motivo que influenciou o seu gosto pela política. Dona Geralda faz parte de uma família de 11 filhos, mas ela diz que nove deles já faleceram, restando apenas uma irmã que mora na cidade de Uberlândia. Segundo ela, mesmo tendo inúmeros pretendentes de namoro na sua juventude preferiu não casar. Mas a eleitora confidenciou que tem sobrinhos que são para ela como filhos. Ela mora às margens de um pequeno riacho e falou com tristeza da falta de água que o município de Lagoa Formosa vem passando. A Eleitora diz que o desmatamento é uma das causas das secas prolongadas. Ela relatou também que se lembra de quando tudo na região era apenas mata fechada.
Dona Geralda Candida, confidenciou um sonho que ainda não realizou. Ela disse que espera um dia poder entrar em um avião e fazer um belo passeio pelos ares. Ao falar desse sonho a idosa abre um grande sorriso e diz “penso que de avião as viagens ficam mais emocionantes e chega mais rápido aos lugares”, conclui dona Geralda. Sobre as eleições do próximo Domingo (26/10) que irá escolher o próximo presidente da república, a eleitora espera que o povo escolha o candidato que irá ajudar os pobres. Ela falou que assim que amanhecer o dia no próximo Domingo (26) irá para o Distrito de Monjolinho onde vota na seção 39, deixar seu voto para seu candidato que já foi escolhido, mas que a eleitora prefere não dizer o nome para não influenciar os que ainda não tem candidato. Ela disse que a escolha tem que ser através das melhores propostas apresentadas. Para a eleitora votar é cumprir com o dever de cidadão e que só não votava antes pelo fato de não saber ler nem escrever, sendo que até a década de 80, o voto não era permitido para pessoas analfabetas.
Para finalizar a conversa foi servido aos convidados um café da tarde com pães de queijo, feitos ao estilo rural, com ovos de galinha caipira e muito queijo. Vilda, a sobrinha que sempre esteve ao lado da tia, disse que a saúde da idosa é boa. A idosa conta que alimenta em pouca quantidade, mas que come um pouco de tudo. Ela ressaltou também que gosta de assistir missas pela televisão, receber vizinhos, parentes e amigos em sua residência para conversar. Contou que só não se sente bem quando pessoas falam mal das outros. Geralda disse que em sua casa há espaço somente para a alegria para coisas do bem. A idosa realmente pode ser a mais velha eleitora da cidade de Lagoa Formosa e município a cumprir com o dever de cidadã, quando o assunto é voto. Após o bate papo muito descontraído a reportagem do Patos 1, se despediu de Dona Geralda e da sobrinha Vilda, sendo que todos receberam convites para voltarem ao local par novas visitas. O fato é que em um país de desacreditados na política, a eleitora passa uma lição de otimismo. Ele finaliza dizendo que o voto é uma das formas de tentar achar uma solução para um país onde a pobreza atinge a maioria da população.
Fonte: Vanderlei Gontijo
Vanderlei Gontijo
Galeria de Fotos (41)
COMENTÁRIOS DESABILITADO(1)
-
JOAO PAULO
Tia que mais sinto falta, uma das melhores pessoas que existiram nessa face da terra e o cantinho onde ela morava nos deixa saudades
05/07/2023 10:51
Responder