Eleitores de Patos de Minas vão urnas para escolher os próximos governantes do país, entre eles, Presidente da República
Aproximadamente 142,5 milhões de eleitores devem ir às urnas neste domingo (05/10) em todo o país para escolher o próximo presidente da República, além de governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Em Patos de Minas, 105.172 eleitores estão aptos a votar no pleito, segundo a Justiça Eleitoral. O Município conta com 367 seções eleitorais distribuídos em 74 locais de votação.
Durante todo Domingo estarão trabalhando cerca de duas mil pessoas nos locais de votação, exercendo os cargos de fiscais e mesários; todas as seções contarão com 04 mesários, num total de 1.468 pessoas. Os eleitores que votavam no CSU, votarão na Escola Estadual Monsenhor Fleury, assim como, as pessoas que votariam nos Bancos Itaú, HSBC e Mercantil passarão a votar na Faculdade Patos de Minas (FPM) – antigo shopping. Todas as seções eleitorais terão sua abertura a partir das 08h00 e encerramento às 17h00.
Na eleição mais informatizada do planeta, serão utilizadas cerca de 530 mil urnas eletrônicas, o que permitirá que o resultado final da eleição seja conhecido cerca de três horas após o encerramento da votação – o número total de máquinas de votação inclui os equipamentos extras disponibilizados para a eventualidade de algum dispositivo quebrar. As eleições contarão com mais de 2,4 milhões de mesários distribuídos por todo o Brasil e em 89 países. Desse total, aproximadamente 1,3 milhão são voluntários, o que corresponde a 54,2% do total.
Na urna eletrônica, os eleitores votarão primeiro para deputado estadual ou distrital; depois, deputado federal; em seguida, senador e governador e, por fim, presidente da República. A estimativa é que, em média, cada eleitor demore 1 minuto e 14 segundos para votar, considerando-se o momento em que ele se identifica ao mesário até o instante em que confirma o último voto na urna eletrônica. Para votar, é obrigatório que o eleitor apresente um documento oficial de identificação com foto, que poderá ser, por exemplo, carteira de identidade ou identidade funcional (como OAB). Também são aceitos certificados de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
Fonte: Vanderlei Gontijo