Emater-MG e Polícia Militar reforçam segurança no campo durante safra de café

Notícias | Agronegócio

08 Maio, 2021

0

Emater-MG e Polícia Militar reforçam segurança no campo durante safra de café


Com o início da colheita de café e o aumento do risco de atuação de criminosos nas regiões produtoras, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Emater e outras instituições se mobilizam na operação Campo Seguro. A ação, lançada em Capelinha, na região cafeeira Chapada de Minas, será estendida a todo o estado durante o período de safra.


 A Campo Seguro é uma ampliação da Operação Safra Segura, que era centrada nas regiões cafeeiras de Minas, como explica o major Paulo Alexandre Cabral, adjunto de Emprego Operacional da Assessoria Estratégica de Operações da Polícia Militar. “A Operação Campo Seguro é mais ampla. Ela visa a segurança no meio rural de um modo muito mais completo”, disse. De acordo o militar, este ano a ação deverá contar com a participação da polícia ambiental e rodoviária. “O meio rural é muito importante. Estamos investindo em estratégias constantemente, fortalecendo as equipes de patrulha rural, inclusive com o policiamento ambiental e rodoviário”, completou.


 Estratégias

A operação conta com ações e estratégias  de segurança, entre as abordagens há visitas preventivas às propriedades de café, com orientações básicas de segurança para produtores, familiares e funcionários, distribuição de folhetos com dicas de segurança, colocação de placas preventivas, formação de grupos de WhatsApp com cafeicultores, PMs e Emater-MG, responsável por fornecer informações para ajudar a formar a rede de segurança proposta pela PM.

“Nosso maior papel nessa operação é a extensão rural. É todo o elo que a gente vai fazer entre a PM e as comunidades, passando informações que temos. Por exemplo, a Emater fez todo o levantamento do parque cafeeiro. Sabemos onde estão as lavouras, o foco do café da agricultura familiar, os grandes produtores, as lideranças”, explica o gerente da Emater, Valmar Gonçalves.

Fotos: PM MG / Fonte: Agência Minas

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)