Empresários e pecuaristas de Lagoa Formosa realizam na BR-354 ato em apoio à greve dos caminhoneiros e promete distribuição de leite

A ação ocorreu no trevo de acesso à Lagoa Formosa

Notícias | Economia

24 Maio, 2018

0

Empresários e pecuaristas de Lagoa Formosa realizam na BR-354 ato em apoio à greve dos caminhoneiros e promete distribuição de leite


Empresários proprietários de caminhões e parte dos pecuaristas de Lagoa Formosa, realizaram na tarde desta quinta-feira (24/05), no trevo de acesso à cidade pela BR-354, um ato de apoio à greve geral dos caminhoneiros que teve início na última segunda-feira (21). Centenas de pessoas com dezenas de caminhões e máquinas agrícolas foram para às margens da rodovia e canteiro central da rotatória do trevo. 

Já nesta sexta (25) a partir das 08h00 da manhã, os empresários e pecuaristas de Lagoa Formosa pretendem voltar para o BR-354, mas desta vez no segundo trevo que acesso à cidade pelo Bairro Bela Vista, onde os produtores rurais estarão fazendo a distribuição leite a toda população. Em seguida eles deverão fazer uma carreata e novamente confirmar o apoio aos caminhoneiros que deverão entrar no 5º dia de greve. 

Até agora praticamente todas as cidades do Alto Paranaíba já estão sem combustíveis nos postos, devido à greve dos caminhoneiros. A paralisação é em nível nacional e a maior parte das rodovias do país está bloqueada para o tráfego de veículos pesados. Cidades como Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Patos de Minas, Presidente Olegário, São Gotardo e várias outras da região já estão sem gasolina, etanol e óleo diesel.

Os atos de paralisação dos caminhoneiros tem por objetivo reivindicar a isenção de PIS, Cofins e Cide sobre o óleo diesel utilizado por transportadores autônomos. Além disso, a Associação Brasileira dos Caminhoneiros também propõe medidas de subsídio à aquisição de óleo diesel, que poderia ser dar por meio de um sistema ou pela criação de um Fundo de Amparo ao Transportador Autônomo. 

A categoria alega que os caminhoneiros vêm sofrendo com os aumentos sucessivos no diesel, o que tem gerado aumento de custos para a atividade de transporte. Segundo a associação, o diesel representa 42% dos custos do negócio e 43% do preço do combustível na refinaria vem do ICMS, PIS, Cofins e Cide. 

O caminhoneiro e  empresário Wellington Alves de Brito, falou com a reportagem sobre o ato que realizado na tarde desta quinta (24) no trevo da cidade de Lagoa Formosa:



Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (40)

COMENTÁRIOS (0)