Enquanto há suspeita de cães envenenados em Patos de Minas a construção do canil continua paralisada
A população de Patos terá que continuar convivendo com as matilhas de cães por todos os bairros de Patos de Minas. a reportagem do Patos 1 esteve no Centro Municipal Controle de Zoonoses para buscar informações sobre o novo Canil que está sendo construído e irá abrigar grande parte dos animais abandonados da cidade. O Canil esta sendo feito em uma área destinada pela Prefeitura no próprio terreno do Centro de controle de Zoonoses
A antiga administração da Prefeitura teria comunicado que a construção do Canil Municipal estava dentro do prazo de entrega e seria inaugurado no final do ano de 2012, porém a obra não foi finalizada e não tem previsão para ser inaugurado. A construção do Canil vai amenizar um problema que tem sido motivo de reclamação por parte dos patenses, onde centenas de cães abandonados, são vistos vagando pelas ruas da cidade e causando transtornos aos moradores.
Os animais estão em busca principalmente de comida, os mesmos reviram o lixo e causam muita sujeira, defecam nas praças e jardins, assustam crianças e idosos e até mesmo podem provocar doeças por estarem em sua maioria doentes. Os acidentes de trânsito se tornam cada vez mais frequentes, sem contar os ataques e possibilidade de transmissão de inúmeras doenças. Para tentar amenizar o problema dos animais nas ruas de Patos de Minas, as entidades de proteção ambiental em parceria com o Zoonoses realizam feiras de doações.
Segundo informações da veterinária responsável, Marilene, comunicou sobre o programa de castração que vai atender famílias de baixa renda e para cães que estão abandonados pela cidade. O período para realização das inscrições teve início dia (02/01) e serão feitas no próprio Centro Municipal Controle de Zoonoses.
E sobre o novo Canil que está em obras, não tem tempo previsto para começar a ser utilizado, e ela ressalta sobre a mudança da administração do Zoonoses e Pedro Lucas solicitou o projeto do canil para analisar e informou que na obra está faltando também a instalação da rede de esgoto.
Fonte: Vanderlei Gontijo