Entrevista – Secretário de Meio Ambiente fala sobre construção do novo canil de Lagoa Formosa

Atualmente o canil da cidade está com superlotação; abandono de animais nas ruas é a maior preocupação.

Notícias | Política

18 Outubro, 2023

0

Entrevista – Secretário de Meio Ambiente fala sobre construção do novo canil de Lagoa Formosa


O município de Lagoa Formosa irá receber nos próximos meses um novo canil. O espaço que irá abrigar os cães está sendo construído na região de “Maxixe”. A expectativa é de que o local possa receber os animais ainda neste ano de 2023, devido ao estado avançado das obras. Nossa reportagem esteve no lugar e conversou com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Matheus Bellini (VÍDEO).


Ainda, segundo o secretário, a construção novo canil foi planejada para receber os cães separadamente, conforme a necessidade de cada um. “O atual canil foi construído de forma emergencial no perímetro urbano da cidade para atender uma grande demanda naquela oportunidade. [...] Aqui não...aqui foi planejado desde o início para ser um canil, foi inspirado em exemplo de outros municípios que obtiveram muito sucesso com esse modelo e aí nós entendemos que Lagoa Formosa atualmente precisa de uma estrutura melhor”, disse Matheus.

 

O novo canil irá contar com área livre para cães machos e fêmeas castradas conviverem no mesmo espaço, baias com fundos livres para o manejo de cada animal que necessite de isolamento momentâneo ou permanente e baias de quarentena. “Alguns animais chegam até o canil em situação de doença terminal ou de abandono com alguma doença, por isso, temos que ter uma estrutura para receber esse animal. Aqui teremos uma farmacinha e um consultório do veterinário, onde estará ocorrendo consultas e cirurgias de castrações”, ressalta o secretário.


Outro assunto abordado por Matheus foi a superpopulação animal, sendo que uma cadela solta na rua pode gerar até 300 novos animais indiretamente em um espaço de três anos. “É preciso que os habitantes da cidade e zona rural entenda essa necessidade de diminuir o número de animais abandonados nas ruas. Somente com essa conscientização teremos condições de cuidar desses cães de maneira adequada, sendo que sempre existem mais animais no canil do que espaço comporta”, finalizou.

CANIL ATUAL

Inaugurado em agosto de 2012, o atual canil municipal da cidade de Lagoa Formosa conta atualmente com um número elevado de cães. De acordo com informações da prefeitura municipal, o excesso e o acumulo de animais acaba atrapalhando o manejo dos cães que vivem no local.

Outro fator negativo pelo qual passa o Canil é o grande número de animais que chegam doentes, desnutridos ou com idade avançada. O maior desafio do canil é conseguir recuperar a saúde dos cães que chegam ao local com viroses, desnutridos, velhos ou com a doença do carrapato, sendo que todos esses quadros correm riscos de serem irreversíveis.

A idade dos animais que estão no canil da cidade varia de uma semana de vida até o ciclo terminal. 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (14)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)