Enxame de abelhas ataca e mata produtor rural no município de Lagoa Formosa
Um homem morreu nesta Quarta-Feira (12/09), após ser atacado por um enxame de abelhas. O fato aconteceu na zona rural da cidade de Lagoa Formosa, e vitimou um idoso de 78 anos. Ele foi encaminhado para o hospital, mas deu entrada já sem vida.
Segundo informações de seus familiares, Gaspar Moreira Machado, que morava em uma fazenda na região de Tamboril, percebeu que uma das vacas de seu rebanho estava sendo picada por abelhas, ele teria ido tentar salvar a vaca e neste momento o enxame se voltou contra o idoso.
De acordo com relatos do posto médico hospitalar de Lagoa Formosa, ele teve dezenas de ferimentos por todo o corpo. A esposa Margarida de 76 anos, ficou em observação e foi liberada para participar do velório do marido, e retornou ao hospital para ser novamente avaliada pelos médicos.
Um irmão da vítima também foi atacado pelo enxame. O sepultamento de Gaspar foi nesta quinta-feira em Lagoa Formosa, no cemitério municipal.
CONHEÇA A ABELHA-EUROPA
A abelha-europeia (Apis mellifera) é uma abelha social, de origem europeia, cujas operárias medem de 12 mm a 13 mm de comprimento e apresentam pêlos do tórax mais escuros.
Introduzida no Brasil em 1839, para suprir apiários na produção de mel e cera. Também é chamada de abelha-alemã, abelha-comum, abelha-da-europa, abelha-de-mel, abelha-doméstica, abelha-do-reino, abelha-escura, abelha-europa, abelha-preta e oropa.
A abelha comum ocidental, a Apis mellifera, é originária da Ásia e da Europa e foi introduzida na América por ingleses e espanhóis. Vive em colónias permanentes, formadas por uma rainha (no máximo duas, excepcionalmente), abelhas operárias (entre 10 mil e 15 mil), e entre 500 e 1.500 zangões, ou machos. As fêmeas diferenciam-se dos zangões(machos)pois estas possuem ferrão.
Fonte: Vanderlei Gontijo