Equipe do MG Transplantes faz a primeira retirada de múltiplos órgãos do ano em Patos de Minas
A cidade de Patos de Minas tem se tornado uma referência estadual e nacional em doações de múltiplos órgãos. No ano passado, quinze doações foram realizadas na cidade. Estes números fazem de Patos de Minas a segunda cidade da Regional Alto Paranaíba/Triangulo Mineiro em doações, ficando atrás apenas de Uberlândia.
De acordo o médico Tompson Palma, coordenador da equipe do MG Transplante que foram retirados do doador os rins, as córneas e o fígado do homem que teve morte encefálica confirmada no início da tarde desta Quinta-Feira (10/01). Segundo ele houve demora na retirada dos órgãos isso porque a família do doador é grande e todos precisam estar de acordo com a doação. O doador havia sofrido traumatismo craniano com a queda que sofreu de moto.
Constatada a morte cerebral do homem, a família num gesto nobre resolveu então doar os órgãos. Uma equipe do HRAD especializada em retirada de órgãos fez todo o procedimento médico. Já a equipe médica de Tompson chegou em Patos de Minas no meio da manhã desta Sexta-Feira e acompanhou os procedimentos finais de retirada dos múltiplos órgãos e em seguida se dirigiu levando os rins, córneas e fígado para a cidade de Uberlândia.
De acordo com o médico ainda não há recptores para os órgãos retirados nesta manhã (11/01), mas serão procurados para receber os mesmos pacientes que melhor se adequarem com as caractéristicas do doador. A cidade de Patos de Minas obtêm atualmente a melhor porcentagem no estado de Minas Gerais em doações de Múltiplos Órgãos. A ciade tem 9,4 doadores a cada 100 mil habitantes.
Fonte: Vanderlei Gontijo:Fotos: Eduardo Santoro