Escola Estadual Coronel Cristiano de Lagoa Formosa realiza 1ª Exposição de Arte em Grafite

O evento foi uma iniciativa da Direção do educandário

Notícias | Educação

13 Agosto, 2019

0

Escola Estadual Coronel Cristiano de Lagoa Formosa realiza 1ª Exposição de Arte em Grafite


A Escola Estadual Coronel Cristiano de Lagoa Formosa realizou no último dia 12 de agosto,  a 1ª Exposição de Arte em Grafite.  O evento, que foi uma iniciativa da Direção do educandário, com apoio a Biblioteca Escolar “Rui Barbosa ”, aconteceu no pátio da escola  e contou com a participação de dezenas de obras dos artistas do 8º ano 801, turno matutino: Ana Clara Caixeta, filha de Reginaldo Gonçalves Caixeta e Eleni Pereira Caixeta; Gabriela Gonçalves Fonseca,  filha de Sebastião Gonçalves dos Reis e Marta Maria da Fonseca Gonçalves e, João Pedro Nunes Borges, filho de Ismael Ferreira Nunes e Denise Cristina Nunes Borges.

Durante os turnos matutino e vespertino, aproximadamente 600 pessoas, entre alunos, familiares e servidores da escola visitaram a Exposição,  cujas obras retratavam temáticas diversas da Literatura mundial: alegria, amor, amizade, vaidades e outros.

A vice-Diretora da EE Coronel Cristiano e mentora do projeto, professora Tânia Maria dos Reis de Magalhães enfatizou  que é papel da escola incentivar, desenvolver e recriar todas as habilidades e competências oriundas do conhecimento do aluno. Os talentos precisam ser valorizados, pois é a partir do incentivo e de simples oportunidades que se descobrirão grandes artistas e grandes obras.

A Vice-Diretora agradeceu a participação de toda a comunidade escolar , o apoio recebido dos profissionais da biblioteca e do vice-diretor Marcelo Rodrigues de Lima, das famílias dos artistas e demais servidores da escola.

A Direção reiterou os parabéns  aos alunos artistas que enalteceram a escola e encantaram a todos na expressão da Arte e da  beleza das produções.

 Entenda a técnica:

“ O desenho com grafite é uma técnica imprescindível para quem está se aventurando na arte de desenhar! Assim como a fotografia em preto e branco, o desenho apenas a lápis,requer alto nível técnico para transmitir realismo, movimento e texturas.

Artistas que criam com grafite,comumente, desenvolvem retratos realistas, ou animais. Para desenhar rostos usando apelas lápis como instrumento, requer muita observação, um modelo, paciência e diferentes empregos do grafite para criar os detalhes e efeitos visuais distintos”.

Uma das técnicas fundamentais do desenho com lápis, além da observação, é o sombreamento. É o sombreamento o responsável pela criação de volumes, diferentes perspectivas e realismo de um desenho. Com “esfuminho”, é possível criar uma textura leve sobre o desenho e dar variações de tons ao retrato. Quem desenha diz que é a variação de linhas, luz e sombra e a capacidade de captar detalhes é  que dão resultados os mais surpreendentes possíveis.”

Fonte e fotos: Escola Estadual Coronel Cristiano

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (17)

COMENTÁRIOS (0)